23/10/2009

Abertas as inscrições para o 5º Circuito de Natação Cidade da Gente.



Os interessados e interessadas podem se inscrever até o dia 30 de outubro na Assessoria de Esporte e Lazer, no prédio da Semed da avenida Borges Leal.


O circuito de natação será nos dias 14 e 15 de novembro, na UEPA, com realização de competições em várias categorias, para crianças desde os 6 anos de idade até jovens com mais de 18.

 
 
FONTE: http://3.bp.blogspot.com/_uh4A4F4deNw/SeTH9OboPHI/AAAAAAAAAMk/e1x_kRBGV7c/s400/090404+-+Fesitval+de+nata%C3%A7%C3%A3o+-+prova+1.jpg

“35 Anos contribuindo na formação cidadã” esse é o tema de aniversário de 35 anos da escola Municipal Coronel Mário Fernandes Imbiriba.




A programação será realizada amanhã, dia 24, na própria escola, com abertura prevista para as 07 e meia da manhã, com a concentração seguida da cerimônia religiosa as 07 e 45.

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão: gincana cultural e recreação. Além do objetivo de confraternizar os estudantes e funcionários da escola a programação é um convite a uma reflexão sobre a importância do trabalho da escola durante esses 35 anos de existência na comunidade.

Resgatar a história dos 35 anos de fundação da escola e destacar a sua importância na missão de educar, também estão entre os objetivos da programação de aniversário.

A escola Municipal Coronel Mário Fernandes Imbiriba está localizada no bairro da Interventoria funcionando com ensino infantil e fundamental e tem como diretora a professora Eliana Azevedo Lages.

Então, a todos e todas que formam a escola Mário Imbiriba desejamos BOA FESTA e deixamos aquele abraço com nossos parabéns a todo quadro de pessoas que ao longo desses 35 anos contribuíram e contribuem para a formação de cidadãos e cidadãs conscientes.

 
 
FONTE: Arquivo Rádio pela Educação

Amanhã encerra a programação que marca os 39 anos da Escola Municipal José de Melo Filho, da Vila de Amorim, Rio Tapajós.




A programação começou no dia 19 de outubro e durante toda a semana foram realizadas diversas atividades esportivas e culturais.


Hoje está sendo realizada a final das modalidades esportivas quando serão conhecidas as equipes vencedoras das competições.

O encerramento da programação é amanhã, sábado, com Missa em Ação de Graças, desfile do casal olímpico, entrega das premiações, confraternização e coquetel.

A todos e todas vocês da escola José de melo Filho nosso abraço e parabéns pelos 39 anos de educação no coração da Amazônia.


 
 
FONTE: Arquivo Projeto Rádio pela Educação

Associação Vaga Lume encerra Congresso que reuniu 20 Municípios da Amazônia Legal.





O 4º Congresso da Associação Vaga Lume, que encerrou na terça-feira, começou na semana passada, em Santarém, e teve como tema principal “Juventude Brasileira”.

Como parte da programação de encerramento, na terça-feira, à tarde, foram apresentados dados e a memória do ano de 2008, fechamento do plano de ação das bibliotecas comunitárias e avaliação geral do evento

O encontro encerrou, à noite, no hotel Barrudada Tropical com atividades culturais e entrega de certificado aos participantes do encontro.



FONTE: Arquivo Projeto Rádio pela Educação

Encerra hoje, a mobilização do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Estado do Pará (PAIR) e do Programa Guarani.



Os programas fazem parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.


O  encontro, em Santarém, teve sua abertura na quarta-feira (21.10.09), na Casa da Cultura quando foi realizada a reunião de sensibilização de representantes de instituições que trabalham com crianças e adolescentes no município.

O trabalho de mobilização tem duração de três dias, nos turnos da manhã e tarde. Desde ontem está sendo realizada a oficina “Conhecendo os Direitos Humanos – Pensando Nossas Ações”, também na Casa da Cultura.O encontro encerra hoje (23.10.09).



FONTE: http://diganaoaerotizacaoinfantil.files.wordpress.com/2007/08/campanha1.jpg

16/10/2009

A escola São Francisco celebra o dia do professor


No último dia 14, quarta-feira, a Escola São Francisco, no bairro São Francisco, realizou a comemoração ao Dia do Professor e da Professora.

No início da programação ocorreu um momento de reflexão. A pedagoga, Márcia Belo, declamou algumas mensagens que destacam a importância da vida.

Em seguida, o diretor da Escola São Francisco, Raimundo Vasconcelos, lembrou da importância do professor e da professora. Para ele, todas as ações desenvolvidas na escola revelam o papel social dessa instituição.A Escola São Francisco atende mais de 1.300 alunos.

Na escola, também são desenvolvidos projetos como: Arte na Escola, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Informática Educativa, além do Programa Mais Educação que será lançado na próxima segunda-feira, dia 19, na escola.

A programação seguiu por toda manhã. Ao final do encontro, houve distribuição de brindes, e os educadores participaram de um café da manhã especial.


 
FOTO: Arquivo Projeto Rádio pela Educação

Semana de Atividades marca 39 anos de fundação da Escola Municipal José de Melo Filho.


A escola José de Melo Filho que está localizada na Vila de Amorim, região do Rio Tapajós, foi fundada em 22 de outubro de 1970. Para marcar esses 39 anos de atuação na região, escola e comunidade vão realizar uma semana com atividades esportivas, culturais e sociais.


A programação começa na segunda-feira, dia 19, com abertura oficial dos jogos internos da escola e apresentação das equipes.


Nesse mesmo dia uma equipe do Projeto Saúde e Alegria vai desenvolver uma série de atividades lúdicas com as crianças da comunidade, além de ocorrer um jogo especial entre alunos e funcionários das escolas: José de Melo Filho e Antonio Pedro dos Reis da Comunidade Enseada do Amorim.


FOTO: Aquivo Projeto Rádio pela Educação

“20 anos de Direitos da Criança e do Adolescente” é o tema do seminário nacional que está sendo realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.


O debate é uma ação do Projeto “Criança e Adolescente: Prioridade no Parlamento” e faz parte das atividades desenvolvidas pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Entre outros objetivos, o encontro visa discutir conquistas e dificuldades na defesa dos direitos infanto-juvenis durante os 20 anos de atuação da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança da ONU - Organização das Nações Unidas. O Seminário começou ontem e encerra hoje, na Câmara dos Deputados.

De acordo com as instituições organizadoras, o evento é uma tentativa de chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil para a luta em defesa dos direitos de meninos e meninas do País.


Foto: Arquivo Projeto Rádio pela Educação

Congresso reúne participantes de 20 Municípios da Amazônia Legal


O encontro que está sendo realizado em Santarém é o 4º Congresso da Associação Vaga Lume, e teve inicio ontem pela manhã, no Hotel Barrudada Tropical.

Santarém foi escolhida para sediar o encontro pelo destaque nas atividades desenvolvidas nas bibliotecas comunitárias da Vaga Lume, implantadas em comunidades da região, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação –SEMED.

O congresso tem como foco a juventude e visa a formação de novos mediadores de leitura.Participam 120 pessoas dos 20 municípios da Amazônia Legal Brasileira, são mediadores já capacitados e jovens que estarão participando da formação pela primeira vez.

O tema principal do congresso é “Juventude Brasileira”. Onde diversas temáticas serão abordadas, entre elas: captação de recursos, ética e manual do voluntariado.
Na próxima segunda-feira, os participantes vão realizar trabalho de campo na Escola Municipal Antonio Pedroso, em Alter do Chão. Onde serão desenvolvidas atividades práticas de pesquisa e mediação de leitura.

A escola Antonio Pedroso foi escolhida a ter a visita, por ser a primeira escola da região a receber uma biblioteca Vaga Lume. O congresso encerra na terça feira, dia 20.

Ainda falando em capacitação, no período de 19 a 23 de outubro uma equipe de educadores do Pro Letramento de Santarém vai estar em Belém. Na capital, o grupo vai receber formação nas áreas de Matemática, Alfabetização e Linguagem.

Os participantes do treinamento são seis profissionais que atuarão como tutores na formação de novos cursistas no município, a partir do próximo ano.