27/01/2010

FORMATURA: PRIMEIRA TURMA DE JORNALISMO DO INTERIOR DA AMAZÔNIA



Inicia hoje (27) a programação de formatura da primeira turma de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).


Hoje, às 19h, é a realização da celebração do culto ecumênico no Auditório do Iespes. Amanhã (28), será a outorga de grau no Barrudada Hotel. A programação encerra no próximo dia 05 de fevereiro com o Baile de Formatura no Iate Clube de Santarém.





Entre os formandos e formandas estão dois integrantes da equipe técnica do Projeto Rádio Pela Educação, a coordenadora Rosa Rodrigues, e o repórter Júlio César Guimarães.




O repórter Esportivo , Minael Andrade, e o narrador esportivo, Oti Santos, da Equipe de Esporte da  Rádio Rural de Santarém, também receberão outorga de grau.



O curso iniciou no primeiro semestre de 2006 com uma turma composta por 82 calouros, mas somente 21 poderão receber o canudo no próximo dia 28 deste mês.


A repórter Ageíse Navarro, que também faz parte da equipe técnica do Rádio Pela Educação, está em preparação para defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TAO), a ser defendido no dia 04 de fevereiro.

O primeiro coordenador da turma foi o Dr. Manuel Dutra, que representará o Nome da Turma. O jornalista é uma das maiores autoridades da Amazônia na área do jornalismo.

Atualmente o curso está sob a coordenação do professor Milton Mauer, que também é jornalista de formação e será o Paraninfo dos formandos.


Como patrono foi escolhido pela turma o jornalista Lúcio Flávio Pinto, uma homenagem merecida por seu trabalho com o periódico intitulado  " Jornal Pessoal "


Durante o curso a turma realizou inúmeros experimentos, e, dentre eles, é destaque o jornal experimental denominado “CidadeMídia”  que foi campeão na categoria jornal impresso durante o congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom Norte 2008, evento que mobiliza a participação de estudantes e pesquisadores em comunicação de toda a região norte do Brasil.


25/01/2010

Práticas de aprendizagem étnico-racial nas escolas darão suporte ao MEC

A discussão sobre inserção da temática étnico-racial, com ênfase nas culturas afro-brasileira e africana, na formação de professores e no currículo da Educação Básica, completou seis anos desde que o governo federal outorgou a Lei Nº 10.639/2003, que rege a importância do tema para o ensino escolar. Apesar da intensidade das discussões que o tema vem suscitando na educação brasileira, a questão ainda não faz parte das preocupações da grande maioria das escolas.




Para efetivar a implementação da lei, o Ministério da Educação (MEC) e a Unesco promoveram uma pesquisa que teve por objetivo mapear as escolas brasileiras onde são desenvolvidas práticas pedagógicas voltadas à discussão das relações étnico-raciais em sala de aula. Os relatórios produzidos por pesquisadores de cada região do Brasil servirão para balizar a formulação de políticas públicas pelo MEC e pela Unesco sobre a implementação da Lei Nº 10.639/2003. 


Na Região Norte, coube ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Gera), do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, coordenar as pesquisas. Segundo a professora Wilma de Nazaré Baía Coelho, coordenadora do Gera, foram selecionadas, inicialmente, trinta escolas de todos os estados da região, com base em informações fornecidas pelos gestores escolares sobre o modo e o nível como as práticas estão ocorrendo naqueles espaços. Após a análise das informações, foram selecionadas seis escolas localizadas no Amapá (1), Pará (1), Tocantins (2) e Amazonas (2).


Os pesquisadores do Gera passaram de sete a dez dias vivenciando o cotidiano dessas escolas, observando não somente as práticas em execução, assim como seus documentos (regimentos, projetos pedagógicos e projetos escolares), professores, alunos e a relação deles com o entorno. Embora os gestores informassem sobre a existência de práticas sistemáticas nas seis escolas, observa Wilma Coelho, constatou-se que havia um descompasso entre informações e realidade em pelo menos três delas. Nestas, os pesquisadores observaram a ocorrência de ações mais pontuais que sistematizadas.


Constatou-se que, de certo modo, apenas três escolas apresentaram práticas mais sistematizadas em relação à discussão étnico-racial em seus documentos. Nelas, as aulas com enfoque sobre a cultura afro-brasileira e africana são ministradas por professores negros e autodeclarados brancos. Mas os pesquisadores perceberam que as práticas mais sistematizadas ou mais enraizadas são desenvolvidas por professores negros.


Sob coordenação de Wilma Coelho, a equipe que realizou o trabalho na Região Norte foi composta por Ivany P. Nascimento, Mauro C. Coelho (pesquisadores); Aiannny N. Monteiro, Rodrigo A. da Silva, Tunai Almeida (estagiários); Felipe T. Moraes e Rafaela Costa (pesquisadores voluntários). As experiências das seis escolas do Norte estão relatadas no conjunto de práticas das 36 escolas selecionadas em todo o Brasil.


Ao pensar políticas públicas para serem desenvolvidas nas escolas a partir da observação da prática pedagógica, MEC e Unesco optaram por um caminho contrário àquele geralmente adotado: o de propor definições estruturais para a educação, sem consulta prévia às escolas. “É uma atitude muito louvável”, afirma Wilma Coelho, ressaltando que é a primeira vez que esse tipo de pesquisa se dá nesse movimento. “Tenho muito orgulho de fazer parte dela”, afirma.

TRANSVERSAL

A legislação que trata da introdução da temática cultural afro-brasileira e africana na Educação Básica e na formação de professores não aponta para a criação de uma disciplina específica nos currículos. Wilma Coelho explica que a temática tem de ser trabalhada na matriz curricular da Educação Básica e dos cursos superiores, fazendo parte das disciplinas como um todo. “A Lei Nº 10.639 é específica em falar sobre áreas (História, Artes, Língua Portuguesa). Portanto, dentro dessas áreas, há as disciplinas que a comportam. O que se pretende é discutir a temática no corpo documental da escola”, informa.


O conjunto jurídico que versa sobre a temática - a Lei nº 10.639\2003, o Parecer CNE\CP 003\2004 e a Resolução CNE\CP 01\2004, que alterou a Lei nº 9.394/96 - ainda precisa ser lido e compreendido pelo conjunto de professores, não só pelos universitários, mas também pelos da Educação Básica. Recentemente, foi realizado, em Belém, o I Seminário Nacional e o III Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. Pretendeu-se, com os eventos, divulgar, ampliar e socializar os resultados das pesquisas realizadas direta e indiretamente sobre a temática.


Em 2010, o Gera realizará um curso de pós-graduação lato sensu para formar professores do ensino fundamental sobre relações raciais. O projeto já foi aprovado pelo MEC. O objetivo é formar um grupo de 45 professores na temática étnico-racial de modo estrutural. O curso será gratuito, com os candidatos se submetendo à prova, à entrevista, ao exame de currículo e à carta de intenção. A prioridade será dada aos professores da Educação Básica das escolas públicas.



22/01/2010

Fotografia em Vídeo na Casa Brasil

Entre os dias 21 e 24 de janeiro, no auditório da Casa Brasil de Santarém, ocorrerá o II módulo do Projeto Curta em Circuito: Oficina de Fotografia em Vídeo, que contará com o talento e profissionalismo do fotógrafo João Wainer.




A turma dos Infocentros, Casa Puraqué, Projeto Saúde e Alegria, Casa Brasil de Santarém, Pontãode Cultura Digital do Tapajós, escolas, teatro e entre outras que utilizam ferramentas digitais audiovisual estarão presentes e eufóricos para pôr em prática as dicas e técnicas da arte da fotografia. 


Logo à noite, às 19:30h, haverá Cineclubismo para a comunidade em geral, no auditório da Casa Brasil.


Fonte: Coordenadora da Unidade Casa Brasil de Santarém

20/01/2010

Professora santarena implanta rádio escolar no Amazonas

O Projeto Rádio pela Educação recebeu hoje (20) a visita da professora e bióloga Evanilda Figueiredo. A profissional que é santarena, realizou a implantação de uma rádio escolar em Manaus (AM), onde atua há 7 anos como educadora.





Segundo ela, a idéia surgiu a partir do curso de especialização que possibilitou o conhecimento do Projeto Radio Pela Educação. A experiência da rádio escolar foi implantada em 2008 na Escola Municipal Dr. João Queiroz, localizada no bairro Cidade Nova Dois, em Manaus. 


Na ocasião, a professora também relatou sobre a experiência na Escola Dr. João Queiroz. A Rádio JQ vai ao ar todos os dias antes das aulas. Professores e estudantes montam um programa de 15 minutos que abordam temáticas educativas.


O projeto da Escola Dr. João Queiroz teve uma reportagem especial publicada na Revista Amazonas Faz Ciência na Escola, página 26, da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas), instituição mantenedora do projeto Rádio JQ.

Prosseguem inscrições no Pró-letramento

Seguem as inscrições para os novos cursistas do Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Pró-Letramento. Os interessados podem comparecer na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) até o dia 5 de fevereiro, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30. Os candidatos deverão estar atuando em sala de aula este ano e devem apresentar: o número de matrícula e cópias do CPF e RG.


Fonte: PMS

18/01/2010

Ausência do pai contribui para criminalidade entre jovens




Levantamento feito no Centro Socioeducativo Santa Clara, em Minas Gerais, aponta que 45% dos 55 jovens internados no local foram abandonados pelo pai quando crianças. O índice sobe para 69% após o envolvimento do filho no primeiro delito. Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), a amostragem reflete a realidade em todos os 28 centros de recuperação existentes no estado. A diretora da unidade, Ana Selles, explica que para tentar amenizar a situação, psicólogos e assistentes sociais buscam aproximar os jovens dos pais. Segundo ela, são realizadas visitas nas casas das famílias com o intuito de se entender como se dão as relações e que há um trabalho para que o adolescente consiga conviver com a ausência do pai.


[O Tempo (MG), Raphael Ramos – 18/01/2010]


Fonte: Andi
Foto: Abril


15/01/2010

Projeto Rádio pela Educação no Programa Radical Livre


O Programa Radical Livre: Filosofando na TV, da Tv Encontro, canal 26, exibirá amanhã, dia 16, às 17h, entrevistas com membros da equipe do Projeto Rádio pela Educação.

 O apresentador, Everaldo Cordeiro, tem um bate-papo esperto com a coordenadora do Rádio pela Educação, Rosa Rodrigues; a produtora do Para Ouvir e Aprender, Socorro Carvalho; a locutora, Lizandra Brazil e o repórter, César Sousa.

Os participantes do projeto relatam sobre a emoção de receber o Prêmio de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, além de explicarem sobre o trabalho de educomunicação desenvolvido por meio do rádio.

A matéria será exibida no quadro “O que aconteceu de bom?”. Não perca!

Idiomas indígenas estão ameaçados de extinção, diz ONU

Por Herika Pacheco

A pesquisa foi lançada simultaneamente em Nova York, Bruxelas, Manila, Canberra, no México, em Moscou, Pretória, Bogotá e no Rio. A publicação, produzida pelo Secretariado do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas das Nações Unidas, mostra dados sobre pobreza, saúde, trabalho, direitos humanos e meio ambiente, entre outros temas.


Segundo o estudo, estima-se que existam atualmente 6.500 idiomas indígenas falados no mundo e que 90% deles vão desaparecer nos próximos 100 anos. A possibilidade de a tradição indígena ser extinta também foi diagnosticada nas comunidades brasileiras. Conforme o relatório, uma das causas é que a maioria dos índios não ensina sua língua para as futuras gerações.

"A linguagem é mais do que uma forma de se comunicar, ela está ligada à tradição, é parte da identidade dos índios, mas a maioria [das línguas e dialetos] é falada por pouquíssimas pessoas. Quase 97% da população indígena mundial falam 4% dos idiomas", afirma o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, Giancarlo Summa, que divulgou o relatório na capital fluminense.

Dos 370 milhões de índios que vivem em 90 países, o Brasil contabiliza um milhão. Metade vive em aldeias, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cento e oitenta idiomas indígenas são falados do país.

Fonte: UOL

14/01/2010

Pró-letramento abre inscrições para novos cursistas


Inicia na próxima segunda-feira, 18 de janeiro, e prossegue até o dia 5 de fevereiro, as inscrições para os novos cursistas do Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Letramento.
As inscrições estão sendo feitas na secretaria municipal de Educação (SEMED) da Borges Leal, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30. Podem inscrever-se somente os professores que irão trabalhar em sala de aula este ano. Os documentos requeridos pela SEMED aos candidatos são: o número de matrícula e cópias do CPF e RG.
O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
Contato: Lilian Tícia Souza (9974-4502/9184-4519) – Coordenadora Municipal de Pró-Letramento.

Fonte: PMS

13/01/2010

Zilda Arns morre em terremoto no Haiti



 
Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morreu no terremoto no Haiti, ocorrido nesta terça-feira (12). A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (13) pelo gabinete do senador Flávio José Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, em Curitiba.

Ele irá acompanhar a missão brasileira que seguirá nesta manhã para o Haiti. "Ela faleceu mesmo. Ela estava junto com um tenente, e os dois foram atingidos e morreram", disse Flávio Arns.

Fonte: G1
Foto

Escolas públicas que oferecem jornada ampliada ainda são minoria no Norte e Nordeste

Uma pesquisa encomendada pelo MEC (Ministério da Educação) a universidades aponta que a jornada ampliada nas escolas públicas vem crescendo, mas a oferta ainda é pequena no Norte e Nordeste em comparação ao restante do país. Dos 2 mil municípios que responderam ao estudo, 23,7% desenvolvem algum tipo de experiência que atinge 1,1 milhão de alunos.

Para Leandro Fialho, da diretoria de educação integral do MEC, o percentual verificado pelo estudo "é razoável".

As experiências estão mais presentes nas regiões Sudeste e Sul, onde 37% e 25% dos municípios respondentes apresentam a jornada escolar ampliada. Já na Região Norte, apenas 3% têm atividades no contraturno. Em média, nessas escolas, a jornada passa de quatro para sete horas diárias, chegando a oito em algumas cidades.

O estudo aponta que a maioria das experiências foram implantadas recentemente pelos municípios. "A educação em tempo integral no Brasil faz parte da história mais recente da educação brasileira", afirma o presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Carlos Eduardo Sanches.

Para o representante da entidade, as principais dificuldades dos municípios para implantar a educação integral são orçamentárias e de infraestrutura.

Como muitas escolas oferecem dois turnos de aula, falta espaço para acolher as crianças durante todo o dia. Em relação aos recursos, ele aponta que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) garante uma cota maior para o aluno que estuda em tempo integral, mas em muitos municípios essa ajuda não é suficiente.

"Nós calculamos que uma criança em tempo integral exige um investimento 60 ou 70% superior àquela que só permanece na escola por um turno."

Fialho destaca que um dos principais nós é a infraestrutura. "Falta uma infraestrutura geral nas escolas brasileiras. Muitas não têm refeitórios adequados, não têm quadras cobertas, não têm banheiros com chuveiros e isso é essencial para a jornada ampliada."

Apesar dos problemas, ele acredita que a educação integral estará consolidada no Brasil em até 20 anos. Hoje o principal programa do MEC para apoiar as iniciativas dos municípios é o Mais Educação que atende 10 mil escolas. Ele repassa recursos para subsidiar as atividades desenvolvidas no contraturno.

"Não chegamos a 10% das escolas ainda, mas a expectativa é muito positiva, o programa cresceu muito. Em 2008 o orçamento era de R$ 45 milhões e em 2010 será de R$ 350 milhões", diz Fialho.

Por Amanda Cieglinski


 

12/01/2010

Agência Santarém do Banco do Brasil entrega material do Prêmio de Tecnologia Social ao Projeto Rádio Pela Educação

O projeto Rádio pela Educação, vencedor do prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, recebeu na segunda-feira (11) o material publicitário que integra a premiação dos finalistas ao concurso  realizado em 2009. 

Dois mil folders e quinze DVDs institucionais foram entregues à direção da Rádio Rural e equipe técnica do projeto.

O material foi entregue pelo gerente da Agência Santarém do Banco do Brasil, Jones Barros, que deverá acompanhar as atividades realizadas pelo projeto durante 2010.




Todas as outras tecnologias sociais finalistas receberam também este material como reconhecimento ao trabalho que desenvolvem.


De acordo com o gerente da Agência Santarém, o presidente da Fundação Banco do Brasil ressaltou, em ocasião anterior, a importância da Região Norte ter Tecnologias Sociais reconhecidas por aquela Instituição e pela própria sociedade local.

O gerente também destacou a relevância do papel social que os educadores têm no desenvolvimento do projeto Rádio pela Educação.

Segundo ele, o retorno social desta iniciativa deve ser sempre levado em conta quando a comunidade escolar decide ser parceira.

Durante o ano letivo, o projeto Rádio pela Educação veicula três vezes por semana na Rádio Rural o programa educativo Para Ouvir e Aprender, que é ouvido em sala de aula, por centenas de professores e alunos.

No mês de janeiro, a equipe técnica do projeto volta sua atenção para atividades internas de planejamento. Em fevereiro começa o processo de inscrição das escolas interessas em acompanhar o Programa Para Ouvir e Aprender.

11/01/2010

Candidatos ao Bolsa Atleta 2010 passam por avaliações



Durante os dias 11 e 12 de janeiro, os candidatos ao Bolsa Atleta deste ano, estarão passando por avaliações físicas no Ginásio da Cidadania, no bairro do Mapiri, a partir das 14h.
O programa Bolsa Atleta consiste no incentivo financeiro que a administração municipal de Santarém destina a atletas locais.
Vinte e quatro candidatos passarão pelo exame de massa corporal, verificação de estatura e de peso. Eles também farão vários exercícios físicos como: teste de impulsão horizontal, abdominal, flexão de braço e corrida.
O resultado final do Programa Bolsa Atleta está previsto para ser divulgado no dia 8 de fevereiro, quando serão selecionados 20 atletas nas categorias A (que participam de competições nacionais e internacionais) e B (que participam de competições a nível regional e estadual).
Após selecionados, os bolsistas receberão por um período de dez meses, investimentos ligados à preparação esportiva por parte da prefeitura.

Fonte: PMS

Pedofilia pode se tornar crime hediondo


A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei 5658/09, que torna a pedofilia crime hediondo. Com a mudança, os acusados ficarão passíveis de prisão temporária. A proposta classifica como pedofilia a conduta de quem se aproveita sexualmente, de forma consumada ou não, de crianças e adolescentes. A proposta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia do Senado também torna crime hediondo a venda ou exposição de vídeos e fotografias infanto-juvenis com teor sexual. O objetivo é aprimorar o combate à exploração sexual de meninos e meninas. O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as leis de Crimes Hediondos e da Prisão Temporária.

Cresce o número de denúncias de pornografia infantil


Relatório apresentado pela organização não-governamental SaferNet - responsável pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos - revelou que só este ano foram recebidas mais de 35 mil denúncias de pornografia infantil, o que implica em uma média de 500 denúncias por dia. No ano passado, foram 267.089 denúncias de imagens pornográficas envolvendo criança e adolescente, o dobro do que em 2006. O aumento não tem um único fator, mas razões como o crescimento da base de usuários de internet no Brasil que, hoje, passa de 40 milhões e cresce a 20% ao ano. A lei atual tipifica como crime apenas os atos de produzir e passar as imagens com pornografia infantil adiante, na forma de divulgação, venda ou apresentação.

Fontes: Andi [Folha de Pernambuco (PE) – 11/01/2010]

Fundação Banco do Brasil participa do Fórum Social Mundial


 
As Tecnologias Sociais serão, mais uma vez, tema dos debates durante o Fórum Social Mundial, cuja décima edição ocorre em Porto Alegre entre os dias 25 e 29 de janeiro. A Fundação Banco do Brasil vai participar deste importante momento de mobilização social. Haverá um galpão no parque de exposição de Canoas, com a apresentação das maquetes com as tecnologias sociais Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), Fossa Séptica Biodigestora e Barraginhas. Além disso, haverá o pré-lançamento da 2ª edição do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, realizado em parceria com a Revista Fórum.
Entre as atividades previstas está a realização, no dia 27/01, de um painel sobre Tecnologias Sociais e Economia Solidária a ser realizado entre 10h e 12h30 (local a definir). Entre os palestrantes confirmados estão a secretária-executiva da RTS, Larissa Barros; a analista da incubadora de empreendimentos populares da Unicamp, Laís Fraga; a coordenadora da Cooperativa Central Justa Trama, Nelsa Nespolo; a coordenadora de Desenvolvimento Social da Fundação Irmão José Otão (Fijo), Rosa Fernandes; e um representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes-MTE).
No dia 28/01, entre 9h30 e 12h, as instituições associadas à RTS debaterão, na sede da Fijo (prédio 2 do campus da PUC-RS), estratégias de atuação na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Com o tema "Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável", o encontro ocorrerá, em Brasília (DF), entre os dias 26 e 28 de maio de 2010. Comparada com as edições anteriores, a 4ª CNCTI é a primeira a ter como pilar o tema da sustentabilidade. Segundo a Comissão Executiva da Conferência, isso significa fortalecer os debates sobre o próprio uso da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social, bem como a utilização sustentável da biodiversidade.
As atividades estão sendo organizadas pelo Fórum Estadual de Tecnologia Social do Rio Grande do Sul, que abriga instituições gaúchas associadas à RTS. A formação do grupo foi um dos principais desdobramentos da I Mostra de Tecnologia Social do Rio Grande do Sul, organizada pela Fundação Irmão José Otão (Fijo), Centro Social Marista (Cesmar), PUC-RS, Núcleo de Economia Alternativa da UFRGS (NEA) e ONG Guayí. Além destas instituições, participam da organização das atividades no FSM as ONGs Redecriar e Patuá e a UNISINOS.

Com informações de Vinícius Carvalho, do Portal Rede Tecnologia Social
 
Fonte: FBB 

08/01/2010

Inscrições abertas para os novos editais do Programa Cultura e Pensamento


Estão abertas, até 17 de janeiro, as inscrições de projetos para os editais do Programa Cultura e Pensamento - um programa nacional de estímulo à reflexão e à crítica cultural promovido pelo Ministério da Cultura. O Programa seleciona e apoia projetos de debates presenciais e publicações, com o objetivo de dar suporte institucional e financeiro a iniciativas que fortaleçam a esfera pública e proponham questões e alternativas para as dinâmicas culturais do país.

Os editais são voltados ao financiamento de debates e de periódicos impressos de alcance nacional, e são abertos a propostas de intelectuais, pensadores da cultura, artistas, instituições e grupos culturais, pesquisadores, organizações da sociedade civil e outros agentes, visando à promoção do diálogo sobre temas da agenda contemporânea. A coordenação do programa é de responsabilidade da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Também são parceiros da iniciativa o Ministério da Educação e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.

Os regulamentos e editais estão disponíveis no sítio do Ministério da Cultura.

Fonte: Rits


Escola pública tem prazo até dia 13 para fazer a adesão no Mais Educação

As redes de ensino público das 27 capitais e suas regiões metropolitanas e das cidades com mais de 163 mil habitantes têm prazo até a próxima quarta-feira, 13, para inscrever cerca de mil escolas do ensino fundamental no programa Mais Educação, de educação integral. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec).


Este ano, dez mil escolas devem participar. Entre elas, as 5.005 que estiveram no programa em 2009. Registros da Coordenação-Geral de Ações Educacionais Complementares da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) indicam que aproximadamente quatro mil novas escolas aderiram ao Mais Educação.

Depois de registradas no Simec, as instituições de ensino têm prazo entre 15 de janeiro e 10 de fevereiro para informar, por meio do sistema, os planos de trabalho, o número de alunos que participarão da escola integral e as atividades a serem desenvolvidas no turno oposto ao das aulas regulares. De acordo com o coordenador-geral de ações educacionais complementares da Secad, Leandro Fialho, além de duplicar o número de escolas urbanas com oferta de educação integral este ano, o programa inicia um projeto-piloto com 110 escolas rurais do ensino fundamental.

Por Ionice Lorenzoni

Fonte: MEC
Foto

07/01/2010

Governo lança prêmio de literatura Dalcídio Jurandir


Poesias, contos, crônicas e romances. A produção literária em língua portuguesa agora vai ser premiada, através do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura. O prêmio foi instituído nesta quarta-feira (6), por meio de um decreto assinado pela governadora Ana Júlia Carepa.
O prêmio ocorrerá anualmente, sendo de responsabilidade da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur), que deverá publicar o edital de lançamento da premiação. As obras devem, necessariamente, ser inéditas e os premiados permitirão o uso de suas imagens pela Fundação Tancredo Neves, que publicará suas respectivas obras.
As inscrições são gratuitas e ficarão abertas por um período de três meses, com local, datas e horário a serem publicados, por meio do edital da premiação, pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. O decreto completo foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6), e está disponível no site da Imprensa Oficial (www.ioepa.com.br).

Convênios viabilizam a implantação de 23 novos pontos de cultura

O governo do Estado está garantindo a viabilização de 23 novos pontos de cultura no Pará com a assinatura de convênios com o Ministério da Cultura que garantem a expansão da atividade em diversas regiões, para entidades distintas, como associações quilombolas e indígenas, grupos de folclore e companhias de teatro e dança. São R$ 4.140 milhões no total. Cada ponto receberá R$ 180 mil. Os extratos dos contratos foram publicados nesta terça-feira, 5, no Diário Oficial do Estado.

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), responsável pela implantação do programa Rede de Pontos de Cultura, a vigência dos convênios é até 28 de dezembro de 2012. Até o fim do ano, o Pará ganhará 60 novos pontos de cultura, além de 48 espaços de leitura e 48 brinquedotecas, distribuídos por todas as regiões do Estado. Os novos espaços culturais serão instalados em instituições que atuam na área cultural e foram selecionados por edital para receber apoio para o desenvolvimento de ações culturais.

Segundo o secretário estadual de Cultura, Edilson Moura, o Circuito Cultural Paraense e a descentralização das ações da cultura são ações que apoiam a implantação dos pontos de cultura em todo o Estado. Ele garante que o Circuito Cultural Paraense continuará acontecendo em outras cidades paraenses durante este ano. "Estamos promovendo a troca entre os municípios e valorizando a cultura do Pará, respeitando a diversidade de manifestações", diz.

Estão sendo beneficiadas com os novos repasses as seguintes entidades: Grupo Cultural Francisco Oliveira, Grupo de Ação Ambiental Vila Viva, Associação dos Povos Indígenas do Mapuera, Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos Nova Esperança de Concórdia do Pará, Associação Beneficente Fazendo um Amanhã Melhor, Federação das Organizações Quilombolas de Santarém, Instituto Cafuzo, Associação de Mulheres Joana Barbosa Nunes, Associação Folclórica e Cultural Colibri de Outeiro, Instituto de Turismo, Meio Ambiente e Economia Solidária, Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho, Associação Cultural e Ambiental Mestre Bené, Companhia Teatral Argonautas, Associação Indígena Porekrô de Defesa do Povo Xikrin do Caeté, Associação dos Artistas Plásticos de Marabá, Associação dos Filhos de Itaituba, Grupo Cultural Os Timbiras, Associação dos Moradores do Município de São João de Pirabas, Associação dos Mini e Pequenos Produtores Rurais, Associação Musical da Amazônia, Centro Sociocultural São Domingos de Gusmão e Associação Obras Sociais da Diocese de Abaetetuba.

06/01/2010

O Leão e o Ratinho


Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata.
Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.





Por Esopo


Fonte: QDivertido

05/01/2010

EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA COPA E OLIMPÍADAS: NÃO QUEREMOS O BRASIL NESSE PÓDIO




Organizações e especialistas que atuam na área de defesa dos Direitos da Infância mostram a preocupação de que o volume de turistas possa incrementar o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Em um intervalo de pouco mais de seis anos, o Brasil vai receber os dois mais importantes eventos esportivos mundiais: a Copa do Mundo de Futebol (2014) e as Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016). Há grandes expectativas de que os dois eventos mobilizem a economia, gerem milhares de empregos e aqueçam a indústria do turismo.


As estimativas do Ministério do Turismo são de que a Copa do Mundo deve trazer ao país entre 500 mil a 600 mil turistas. Já as Olimpíadas do Rio devem gerar um fluxo de visitantes ao Brasil cerca 15% maior em 2016 em comparação com o número de turistas do ano anterior.


Por trás desta euforia, há uma séria preocupação das organizações e de especialistas que atuam na área de defesa dos Direitos da Infância: que o enorme volume de turistas possa representar um risco maior para crianças em situação de vulnerabilidade, com o incremento do trabalho infantil e da exploração sexual de crianças e adolescentes.


Esta preocupação tem fundamento. Organizações internacionais que se dedicam ao enfrentamento da violência sexual contra meninos e meninas relatam, a partir de estudos e relatórios oficiais, que Copas e Olimpíadas anteriores registraram um preocupante crescimento de casos de desrespeito aos direitos humanos de crianças e adolescentes.


Fonte: Andi

PESQUISADORA APONTA A PREVENÇÃO COMO FORMA DE REDUZIR A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS


 Nas escolas, são muitos os exemplos de atitudes agressivas capazes de causar sofrimento e angústia. É comum vivenciar casos de estudantes introvertidos, intimidados pelos alunos mais fortes e desinibidos; a menina que carrega o apelido de baleia; o garoto conhecido por quatro olhos e o chamado de palito. Essas situações não são novas, mas somente a partir da década de 70 começaram a ser estudadas com atenção, por pesquisadores de diferentes países, como integrantes de um fenômeno conhecido como bullying.



No Brasil, uma das pioneiras no estudo do tema é Cleo Fante, doutoranda em ciências da educação. Cleo explica que o bullying (do inglês bully, valentão, brigão) é um fenômeno encontrado nas relações entre pares, em especial, estudantes. “Na prática, ocorre quando um estudante (ou mais), de forma intencional, elege como alvo outro (ou outros) contra o qual desfere uma série de maus-tratos repetitivos, impossibilitando a defesa”, diz.



Com dez anos de experiência no estudo do bullying no país, ela criou o programa Educar para a Paz, implantado em diversas escolas do Brasil e de Portugal.


O problema pode ter inúmeras causas. A pesquisadora cita modelos educativos familiares, como o autoritarismo, a permissividade, a ausência de limites e afeto e o abandono, e também fatores como a força da mídia, principalmente por meio de programas e filmes violentos, e a influência cultural — o egoísmo, o individualismo e o descaso colaboram para a falta de empatia, compaixão, tolerância e respeito.



De acordo com a pesquisadora o bullying pode ocasionar sérios problemas, de acordo com a gravidade e do tempo de exposição aos maus-tratos. O que pode comprometer o processo de aprendizagem, apresentar dificuldade de concentração, queda de rendimento escolar e desmotivação para os estudos. Resultando numa possível evasão e reprovação escolar.


Tais consequências podem atingir também o processo de socialização e causar retraimento, dificuldade no relacionamento e na tomada de iniciativas e de decisões. Os problemas podem atingir até a saúde das vítimas e desencadear sintomas e doenças de fundo emocional, como dores de cabeça e de estômago, febre, vômitos, alergias, fobias e depressão.



 

Lei — Medidas de combate ao bullying devem ser incluídas nos projetos pedagógicos das escolas públicas e particulares de Pernambuco. Lei nesse sentido foi sancionada em dezembro do ano passado pelo governador Eduardo Campos.


Fonte: Site do Mec

04/01/2010

DICAS PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS NAS FÉRIAS


Alguns cuidados com a saúde e a segurança da criançada são fundamentais para que as férias sejam só momento de diversão.



Com a chegada das férias e do verão, a rotina das crianças muda, seja na alimentação ou no tempo em que passam expostas a atividades ao ar livre. Para ajudar você a prevenir contratempos, selecionamos abaixo alguns cuidados que é preciso ter nesta época em que problemas como insolação e desidratação podem atrapalhar os dias de diversão da criançada.


EXPOSIÇÃO SOLAR: A criança deve evitar o sol entre 10h e 16h, e sempre usar protetor, que precisa ser passado meia hora antes da exposição solar. Repita o procedimento a cada duas horas. E não esqueça: dias nublados também merecem proteção. Chapéus e bonés devem fazer parte do kit.


PICADAS DE INSETOS: São muito comuns no verão. Atenção aos cuidados com as crianças, principalmente por volta das 16h. Bons recursos para evitá-los na sua casa são repelentes elétricos e aqueles específicos para passar na pele da criança. Só verifique antes com o pediatra se o seu filho pode usar.



HIDRATAÇÃO: Não espere seu filho pedir líquidos. Ofereça regularmente sucos, chás, água de coco. “Quando a criança pede água, em geral, é sinal de que algo não está bem”, diz Jorge Huberman, neonatologista e pediatra do Hospital Albert Einstein (SP). A diarréia também merece atenção, porque pode desidratar rapidamente a criança: para evitá-la, lave as mãos depois de usar o banheiro e antes de preparar alimentos. Frutas, legumes e verduras devem ser lavados com água filtrada. Atenção ainda com a roupa que elas usam: o ideal são as de algodão. Escolha peças mais leves.



Os sinais clássicos de desidratação são lábios e língua secos, falta de elasticidade da pele e diminuição da urina. Se a criança apresentar esses sintomas já comece a hidratação em casa, antes mesmo de chegar ao pediatra. A velha receita do soro caseiro (1 copo de água para 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (sobremesa de sal) é fácil de fazer em qualquer lugar.


ALIMENTAÇÃO: Com o calor, as comidas estragam rapidamente, por isso não compre alimentos prontos para o seu filho fora de casa ou na praia. Você não sabe como e quando eles foram preparados e conservados. As crianças devem evitar frituras, gorduras e consumir mais legumes, grelhados e frutas, em especial aquelas hidratantes, como melancia, melão, pêra, maçã. Vômito, diarréia e apatia são características de intoxicação alimentar.

ACIDENTES: Com o calor, a criançada fica mais tempo na água. E os pais devem redobrar a atenção. Nunca deixe a criança sozinha perto de água e não se esqueça das bóias.

OLHOS: A areia da praia  e o cloro da piscina podem irritar o olho da criança. Inchaço, vermelhidão e secreção sugerem uma conjuntivite, que mesmo não comum nesta época do ano, pode aparecer. O melhor é lavar os olhos com água fervida e fria e procurar um especialista.

 
 
Fonte e foto: Site revista Crescer

LIVRO REÚNE COMPOSITORES E ESCRITORES CONSAGRADOS





A obra foi lançada durante a 6ª Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos, realizada em Belém, no início do mês passado.



Com tiragem de cinco mil exemplares, o livro deve integrar o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) em 2010. A proposta do Ministéiro da Educação é que O Pequeno Livro das Grandes Emoções integre e fortaleça o acervo literário dirigido ao público da educação de jovens e adultos por meio do Biblioteca da Escola.


Intitulado: “ O Pequeno Livro das Grandes Emoções” a obra reúne uma coletânea de poemas, contos, crônicas e letras de músicas de grandes  compositores e autores como: Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Clarice Lispector, Cora Rónai, Victor Giudice, Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga, Lygia Fagundes Telles, Chico Buarque, Marina Colasanti e Cora Coralina. A obra também apresenta um pequeno perfil de cada escritor.


A crônica de Carlos Drummond de Andrade intitulada “Como Comecei a Escrever” é um dos 12 textos literários que fazem parte da publicação O Pequeno Livro das Grandes Emoções, editado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em parceria com o Ministério da Educação.


Na crônica, Drummond, que nasceu em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais, conta o início de sua trajetória pelo mundo das letras. Ele relata como aprendeu, na escola, a fazer redação, a escrever cartas, a narrar passeios e como tomou gosto pela literatura.


Fonte: Site do Mec
Foto: Site da Unesco