26/03/2010

Rádio pela Educação participa de trabalho acadêmico

O programa Para Ouvir e Aprender participa de trabalho acadêmico desenvolvido pela turma de psicologia que iniciou em fevereiro de 2010, no Iespes – Instituto Esperança de Ensino Superior.
A equipe é composta pelos alunos Michel Griebler, Chaiane Freitas e Telma Costa. O trabalho quer entender as influências psicológicas que os programas da Rádio Rural de Santarém causam nos ouvintes.

Rosa Rodrigues, coordenadora do PRPE
e estudantes de pscicologia

No encontro com a coordenadora do Projeto Rádio pela Educação (PRPE), Rosa Rodrigues, os estudantes puderam conhecer sobre a metodologia desenvolvida pelo PRPE.
Para o estudante Michel Griebler, o Projeto Rádio pela Educação proporciona um excelente estímulo ao estudo para crianças e adolescentes que ouvem o programa radiofônico. “Pelo que percebi, na medida em que os alunos ouvem o programa, e eles se tornam alunos da equipe, isso vai criando a possibilidade dos estudantes terem um novo espaço de aprendizagem.”, explicou o estudante de psicologia. 
O trabalho será apresentado de forma expositiva na próxima terça-feira, dia 30, nas dependências do Iespes.
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: PRPE

22/03/2010

Dia internacional da água no Para Ouvir e Aprender

Hoje (22) é o dia internacional da água, e no Para Ouvir e Aprender dessa segunda-feira, na sessão quadro do aluno, a criançada da Escola Mário Imbiriba, localizada no bairro Interventoria, foi perguntada: como devemos tratar de nossos rios, igarapés, e lagos?
Para a aluna Andressa Machado, de 7 anos de idade, da 3ª série, as cidades podem ter vários problemas no futuro se não houver o cuidado necessário da água. A estudante relatou que fica com medo ao pensar que os municípios podem enfrentar a falta d’agua. “Não é apenas o ser humano que precisa de água, mas também outros seres vivos como as plantas e os peixes, se não cuidarmos deles podem morrer”, contou Andressa Machado.

O Ariel Farias, de 9 anos de idade, aponta que as embarcações deixassem de jogar óleo nos rios de nossa região. “É do rio que tiramos a água para tomarmos banho, lavar roupa, e fazer a comida, por isso não devemos poluir”, diz com preocupação o estudante.
A Luana Castro, de 10 anos, também afirma que dentre os cuidados essenciais para a não prejudicar a água,  é não despejar lixo nos rios, pois a água poluida pelo  homem acaba dentro de nossas próprias casa. Dentre outros cuidados que acabam jogando muita água fora, a estudante destacou o desperdício doméstico ocasionado por torneiras pingando.
Essas foram opiniões de algumas crianças que participaram da "Sessão Entrevista com o Aluno". O Projeto Rádio pela Educação (PRPE) assina em baixo, e orienta que o ser humano precisa se conscientizar sobre  os cuidados que devemos ter com a água, pois os estragos ocorrem agora, e por isso devemos tomar os cuidados sempre. Não devemos agir somente depois que a situação estiver mais grave. Agora , precisamos estar sempre vigilantes para não cometermos mais esses erros, e destruir algo que é tão importante para a vida.
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: PRPE

19/03/2010

Diretor da Escola João Sarmento visita Rádio pela Educação

O Projeto Rádio pela Educação (PRPE) recebeu nessa sexta-feira, 19, a visita do diretor da Escola João Fraco Sarmento, José Melo. Na oportunidade, o professor explicou sobre como está o funcionamento da rádio na escola, e a organização da semana pedagógica.

De acordo com o diretor, não somente a escola João Franco Sarmento como as demais escolas que compõe o pólo vão aderir ao Projeto Rádio pela Educação em 2010. “Percebemos que as crianças ficam sempre bem atentas ao programa Para Ouvir e Aprender. As várias sessões ajudam a despertar a criatividade dos estudantes que ficam mais participativos durante as aulas”, comentou o diretor.

A escola também está organizando a semana pedagógica prevista para ocorrer durante os dias 16 a18 de abril. O encontro vai reunir 45 educadores das 6 escolas que compõe o pólo. São elas: Escola Santa Rita de Cássia, Escola Santa Luzia, Escola Nossa Senhora de Lurdes, Escola Júlio Santos Farias, Escola Nossa Senhora das Graças, e Escola João Fraco Sarmento.

O diretor da Escola João Franco Sarmento, José Melo, atua há 5 anos como gestor escolar. O educandário fica na comunidade ribeirinha de Suruacá, região do Tapajós, margem esquerda, há 4 horas de barco da área urbana de Santarém. No pólo são atendidos 376 alunos do Pré-escolar à 8ª série.

Fonte: PRPE

12/03/2010

NO AR!!! TEMPORADA 2010 DO PROJETO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO

Reynan e Ianca, membros do núcleo de leitores do PRPE 
Nesta segunda - feira, 15 de março,  vai ao ar o primeiro Programa Para Ouvir e Aprender do ano de 2010. Repleto de novidades, o programa  está de volta com toda alegria e entusiasmo. 
Hoje foi finalizada a  edição do programa que tem a apresentação da Jornalista e Coordenadora do Projeto Rosa Rodrigues e Reynan Silva integrante do Núcelo de Leitores do Rádio pela Educação.
O programa vai ter, também, participações do Júlio Guimarães, Ageíse Navarro, Cesar Sousa, núcleos de leitores, radioatores, além da rede de repórteres do projeto.
Portanto, não perca!!! Na segunda - feira, acesse o nosso site ou sintonize nas ondas da Rádio Rural,  PARA OUVIR E APRENDER, pela manhã  às 07h30  e a tarde às  14h05, logo após o noticiário.


Fonte: PRPE

PROJETO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO REALIZA CAPACITAÇÃO NO LAGO GRANDE

O encontro foi realizado, na terça-feira, 09 de março, na escola Pólo Tiago Xisto Aragão, na Vila Curuai – Região do Lago Grande, tendo como objetivo: capacitar educadores que vão utilizar o rádio como recurso pedagógico em sala de aula, através do Programa Para Ouvir e Aprender, neste ano de 2010.



O evento teve a duração de um dia e contou com a participação de 70 professores das escolas pólos Tiago Xisto e Santo Antonio – esta última da comunidade Igarapé-açu. Escolas anexas dos dois pólos também participaram.




Pela manhã, os participantes discutiram sobre o conceito da Educomunicação, bem como sua realização através da proposta do Rádio Pela Educação. Usando vídeos, slides, e o rádio, foi apresentado e ouvido por todos o Programa Para Ouvir e Aprender.



A tarde ficou reservada para a exposição sobre o Guia Pedagógico do Professor, material utilizado pelos docentes como suporte do programa. Foram mostradas algumas dinâmicas e sugestões de atividades e, com isso, os professores ficaram sabendo sobre a proposta metodológica do referido material e puderam tirar dúvidas sobre o mesmo.



Além das sugestões de atividades, o Guia traz um suplemento didático para o professor, que lhe mostra o embasamento teórico das atividades apresentadas.




Durante o treinamento, os educadores demonstraram grande interesse pelas atividades do projeto. Para eles, o uso do rádio como instrumento de educação é uma forma diferente de estudo que vai dinamizar, ainda mais, a relação entre alunos e professores.



A facilitação da capacitação ficou por conta de dois integrantes da Equipe Técnica do Projeto Rádio pela Educação, o repórter Cesar Sousa e a produtora do programa Socorro Carvalho.


Fonte: PRPE

Rádio Pela Educação visita Boaventura Queiroz

O Projeto Rádio pela Educação (PRPE) visitou na manhã de hoje, 12, a Escola Boaventura Queiroz, comunidade de São Braz, região do Eixo-Forte. Na ocasião foi realizado o recadastramento da escola quando foram atualizados os dados do educandário, além do repasse do material de divulgação do Projeto Rádio pela Educação (folder, vídeo e cartaz),  disponibilizado pela Fundação Banco do Brasil. O material faz parte do apoio que a FBB concedeu após o reconhecimento do Rádio pela Educação como Tecnologia Social.


Pedagoga do PRPE, Adria Paiva,
e o diretor, Elias Mesquita.
 
Os professores e professoras assistiram entusiasmados o vídeo institucional, onde o Boaventura Quiroz participa por ser uma das primeiras escolas a ter o rádio como recurso pedagógico. O documentário ainda explica sobre o funcionamento do Rádio pela Educação junto às escolas.

Professores e professoras da Escola Boaventura Queiroz

De acordo com o diretor do Boaventura Queiroz, Elias Mesquita,  quando a escola aderiu ao Projeto houve pouco interesse por parte dos professores, mas na medida em que os educadores perceberam o valor do rádio na escola, todos passaram a acompanhar o programa radiofônico Para Ouvir e Aprender. “Às vezes, quando nos esquecemos de ligar o sistema de som, logo os professores vêm procurar a gente para saber o porquê de ainda não termos sintonizado o Para Ouvir e Aprender, e isso é indicativo de que os professores sabem da importância do rádio como recurso pedagógico em sala de aula”, relata Elias Mesquita.

Escola Boaventura Queriroz
Atualmente, a Escola Boaventura Queiroz atende cerca de 700 alunos que se distribuem em 8 anexos de comunidades diferentes na região do Eixo-Forte. Localizada na área do planalto santareno, fica à 13 km  do centro da cidade, ao longo da PA-457, rodovia Everaldo Martins. A escola acompanha o Projeto Rádio pela Educação desde a implantação da proposta no município, em 1999.

Para Ouvir e Aprender
Na próxima segunda-feira, 15, iniciará a temporada de 2010 do Para Ouvir e Aprender. As escolas que quiserem aderir à iniciativa ainda têm tempo; podem procurar a equipe do Projeto que fica localizado nas dependências da Rádio Rural de Santarém.

09/03/2010

Iniciam aulas de rádio na Escola Peróla do Maicá

A Escola Pérola do Maicá, no bairro Pérola do Maicá, iniciou as primeiras aulas de Rádio Escolar hoje (9).  Na escola, participam cerca de 40 crianças e adolescentes entre 7 a 12 anos de idade somente no curso de Rádio. No educandário também são promovidas aulas de Fanfarra, Dança, Horta e Reforço em Matemática. 

A inciativa é uma parceria entre o Projeto Rádio pela Educação e o Programa Mais Educação, promovido pelo Governo Federal por meio da Secretaria de Educação de Santarém.



No primeiro contato com as crianças, o monitor Júlio César Guimarães, repórter do Projeto Rádio pela Educação, conversou sobre o que os meninos e meninas mais gostam no curso de rádio que é ministrado desde setembro de 2009.

Para a aluna Amanda Moraes a estória infantil “A Arca de Noé” chamou mais atenção. A atividade fez parte de uma das aulas quando os participantes puderam ouvir a passagem bíblica contada em áudio.

A Escola Pérola do Maicá também firmou parceria com o Projeto Rádio pela Educação. Assim, os alunos e alunas vão ter a oportunidade de contar com o rádio como recurso pedagógico durante as aulas.

Foto: Arquivo do Projeto

08/03/2010

Agenda de Março do Projeto Rádio Pela Educação



• Por todo esse mês: Recadastramento e visita às escolas parceiras com o Projeto Rádio pela Educação.
• 8/13 – Início da instalação de rádio na Escola Ubaldo Corrêa, na Grande Área do Santarenzinho, área urbana de Santarém.
• 9 e 10/3 – Capacitação dos professores da Escola Tiago Xisto Aragão, da Vila Curuai, região do Lago Grande.
• 15/3 – Início da temporada do “Para Ouvir e Aprender” 2010


Obs: - O Guia Pedagógico começará a ser manuseado no dia 5/4.
        - Previsão de capacitação para os professores da Escola Boaventura Queiroz, no Eixo-forte, região de planalto, dia 10/3.


Foto: Arquivo do Projeto

03/03/2010

País cumpre só 1/3 das metas para a educação

Um dos levantamentos mais abrangentes já realizados sobre a última década, feito sob encomenda para o Ministério da Educação, revela que só 33% das 294 metas do Plano Nacional de Educação, criado por lei em 2001, foram cumpridas.


O estudo, que abrange o período de 2001 a 2008, aponta ainda alta repetência, baixa taxa de universitários --apesar dos programas criados nos últimos anos-- e acesso à educação infantil longe do proposto.

Criado para implantar políticas educacionais que sobrevivam a trocas de governo, o plano atribui metas a União, Estados e municípios. Muitas delas não têm indicador que permita acompanhar sua execução.

O governo Lula disse que o relatório é preliminar, prometeu dobrar o atendimento de crianças em creches e citou avanços em indicadores dos ensinos fundamental e médio.

Fonte: Folha
Foto: Amparo

01/03/2010

Em coletiva, relator da CPI da pedofilia fala dos resultados dos trabalhos

O Pará teve 118 mil casos de abuso sexual de crianças e adolescentes nos últimos cinco anos e 80% deles aconteceram no ambiente familiar. Os números foram apresentados no dia 25 do mês passado, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia.


Aproximadamente 20% das vítimas têm menos de cinco anos e apenas 12 acusados foram sentenciados pela Justiça. A CPI apresentou os resultados após os trabalhos que duraram um ano. A comissão foi instalada após o Pará se tornar alvo da CPI nacional, sobretudo por causa da acusação contra o deputado estadual Luiz Seffer, que teria estuprado uma menina de 9 anos.

No ano passado, Seffer prestou depoimento em sessão da CPI nacional, negou o crime, mas foi pressionado a renunciar ao mandato e deixar seu partido, o DEM. Ele foi denunciado à Justiça e chegou a ser preso, mas foi solto por uma ordem judicial.

O ex-deputado, porém, não é a única autoridade do Pará acusada de abusar sexualmente de crianças e adolescentes.

Em coletiva à imprensa, no último sábado, o relator da CPI, deputado Arnoldo Jordy, falou do resultado do trabalho da Comissão. Sobre o envolvimento de autoridades em abuso sexual, o deputado disse que a CPI cobrou mais serenidade à Justiça para que não haja impunidade...

O relator falou de casos de flagrantes não investigados. Um teria acontecido no município de Acará (a 146 km de Belém), onde uma criança de 7 anos foi levada para o depósito de um comerciante. A polícia chegou com a vítima já despida, mas o acusado sequer foi preso.

Em Itaituba, um avô abusou da neta de 5 anos e teve a prisão decretada. A polícia, no entanto, não o prendeu alegando destino incerto, apesar do suspeito não estar desaparecido.

Durante os trabalhos da CPI, seis pessoas foram presas por ordem judicial enquanto prestavam depoimento nas sessões. A comissão pediu cerca de 20 prisões preventivas, mas o relator não soube informar se os pedidos foram cumpridos.

Ainda na conversa com a imprensa, Jordy fez um apelo às famílias. Ele disse que é preciso que as pessoas denunciem mais. A CPI da Pedofilia encerrou a pesquisa a qual se propôs, mas não acabou definitivamente.

De acordo com o deputado Arnoldo Jordy, que encabeçou os trabalhos da Comissão durante o período de pesquisas, serão criados pólos de combate à pedofilia em pelo menos 6 municípios da região, o que facilitará que as denúncias sejam mais freqüentes e o tramite para resolver determinado caso, mais rápido.

Para a instalação desses pólos, a Comissão aguarda aprovação de orçamento no valor de 3 milhões de reais, que devem ser liberados pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal.