29/04/2010

Rádio Pela Educação é destaque em programa da Tv Brasil

Turma! Nessa semana recebemos em nosso Projeto equipe de filmagem da TV BrasilOs profissionais realizaram a captura de imagens da produção do Para Ouvir e Aprender e de escolas que acompanham o nosso programa.


Equipe da TV Brasil com crianças do Núcleo de Leitores do PRPE


As imagens do Projeto Rádio pela Educação vão ser usadas para a produção de um documentário de 20 minutos. A matéria será apresentada no programa TV Mobilização, da TV Brasil. veiculado aos sábados, pela manhã, por emissoras educativas de todo o país.


Reynan Silva, componente do Núcleo de Leitores,
em preparação para entrevista
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: PRPE

14/04/2010

Cerca de 9 milhões de alunos devem participar da competição

As secretarias estaduais e municipais de educação e os professores de língua portuguesa das redes públicas de ensino têm prazo até 14 de maio para aderir e fazer a inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A expectativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, promotores do evento, é de que 9 milhões de estudantes participem do concurso.



Com o tema o lugar onde vivo, professores e estudantes são convidados a trabalhar textos de quatro gêneros literários. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental (quarta e quinta séries) vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano (sexta e oitava séries), textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.


O coordenador geral de tecnologias da Secretaria da Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Raymundo Ferreira Filho, informou que o conjunto com os materiais de divulgação da olimpíada (folder, cartaz e regulamento) já foram enviados para as escolas da educação básica pública, redes estaduais e municipais de educação e para as regionais de ensino. A expectativa do MEC é que todas as escolas recebam o conjunto até o final deste mês.


O coordenador explica que, mesmo onde os materiais vão demorar mais para chegar, como é o caso das escolas da região Norte, as secretarias de educação e os professores podem consultar e imprimir o regulamento no portal do MEC. Podem, ainda, solicitar informações pelo telefone gratuito –0800 771 9310, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena o concurso.


Dados do Cenpec computados na segunda-feira, dia 12, mostram que a adesão das secretarias municipais de educação ainda é pequena. Dos 5.563 municípios do país, 2.400 aderiram à olimpíada. Até essa mesma data, 15 mil escolas e 32 mil professores fizeram a inscrição.


De acordo com Bia Cortese, da equipe de coordenação da olimpíada no Cenpec, 85% dos 32 mil professores agora inscritos participaram do concurso em 2008. Na edição de 2010, a expectativa dos organizadores e do Cenpec é ter a adesão de 98% dos municípios e a inscrição de 200 mil professores.


Etapas - Dividida em etapas, a seleção de textos dos alunos começa na escola, depois acontece no município, no estado, na região e em âmbito nacional. A premiação, conforme o regulamento, é para o aluno, o seu professor e a escola. Os 500 semifinalistas receberão medalhas de bronze e cupons para a retirada de livros durante os eventos regionais; os 152 finalistas receberão medalhas de prata e um aparelho de som; os 20 vencedores (cinco por gênero literário) receberão medalhas de ouro, um computador com impressora; as escolas onde estudam os vencedores receberão dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca.


Nesta edição, o MEC convida os professores dos 152 alunos finalistas a escrever um texto-memória sobre a participação na olimpíada em 2010. Os autores dos 28 melhores relatos receberão DVDs.


Trajetória – Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa se tornou política pública de educação sob a coordenação do MEC e em parceria com a Fundação Itaú Social. A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram com a participação de mais de 3,5 milhões de alunos em todo o país.


Na página eletrônica da olimpíada, secretarias de educação, diretores de escolas e professores encontram o regulamento, objetivos, ficha de inscrição, prazos, prêmios. Confira os vídeos da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: MEC

08/04/2010

Feira de Cultura Digital dos Bairros

Prossegue a Feira de Cultura Digital dos Bairros nessa quinta-feira (8) com oficinas, palestras, roda de conversas e noite cultural. O evento ocorre no Centro de Formação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, bairro Santarenzinho. 


Confira a programação de hoje:


Esta é a primeira Feira de Cultura Digital dos Bairros que mostra além da tecnologia digital, a arte e cultura regional. De início, a feira vai abranger principalmente os bairros do Santarenzinho, Amparo, Conquista e Maracanã, mas a população dos outros bairros podem participar. 

A iniciativa é promovida pelo projeto Pontão de Cultura Digital do Tapajós que tem como objetivo a promoção da cultura digital e a economia solidária no município de Santarém. O evento que iniciou na quarta-feira (7), encerra amanhã (9) com a seguinte programação:



Na Feira de Cultura Digital dos Bairros, o encontro conta com a participação da equipe do Projeto Rádio pela Educação que terá a oportunidade de receber capacitação nas oficinas disponibilizadas pela iniciativa.


No Para Ouvir e Aprender de amanhã (9), a repórter Ageíse Navarro tem um conversa com o coordenador do Pontão de Cultura Digital do Tapajós, Tarcisio Ferreira.
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: PRPE

07/04/2010

Dia do jornalista no Para Ouvir e Aprender

No Para Ouvir e Aprender dessa quarta-feira (7), os jornalistas foram homenageados com reportagem especial. Para esclarecer à garotada o que é ser jornalista, conversamos com profissionais da área.

No rádio, no impresso, na tv, e atualmente por meio da internet, o jornalista leva a informação, mas também ajuda a construir a opinião de toda a sociedade, e não é somente nos momentos sérios que o jornalista está presente, pois esse profissional também leva o entretenimento para todas as pessoas como nas partidas de futebol.

O jornalista é responsável por revelar, registrar, noticiar o que acontece em nosso dia-a-dia, sejam momentos bons ou ruins. Para ser um jornalista, tudo só vai depender de muito estudo. O profissional que trabalha com a informação precisa se dedicar bastante, e são muitas as áreas que o jornalista precisa entender, assim como todos  estudante que passamos por várias disciplinas durante o período escolar.

De acordo com a professora de jornalismo, Nair Santos, um dos pontos principais para ser jornalista, hoje, é estar atualizado sobre os acontecimentos. No entanto, apenas ficar em dia com os fatos não basta, existe outro ponto fundamental para chegar a ser um excelente jornalista como é destacado pela professora: “Em segundo lugar, destaco que o jornalista precisa ser ético, e o que é ser ético? Aquilo que eu não quero que faça comigo,  e não devo fazer com meu coleguinha”.

O jornalista, Milton Corrêa, está há mais de 30 anos na área. Ele conta com satisfação que depois de um convite feito pelo professor, Aurélio Rocha, redator do jornal impresso “A Província do Pará”, na época, iniciou a carreira e está até hoje vivendo do jornalismo.

Nós, do Projeto Rádio pela Educação, parabenizamos a todos os jornalistas, e que eles sempre busquem bem informar com responsabilidade toda a sociedade.
Ouça o Para Ouvir e Aprender pela Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar de 7:30h às 8h, e das 14:05h às 14:35h, nos seguintes dias: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira.
Fonte: PRPE