17/03/2011

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MOBILIZA EDUCADORES PARA A VOTAÇÃO MUNDIAL PELOS DIREITOS DA CRIANÇA

No início da semana, em entrevista ao primeiro programa Para Ouvir e Aprender de 2011, a secretária municipal de educação de Santarém, professora Lucineide Pinheiro, falou da importância das escolas realizarem o projeto Prêmio das Crianças Mundo pelos Direitos da Criança.



No que diz respeito ao envolvimento dos meninos e meninas na votação, ela destacou que eles estão aprendendo algo fundamental para a construção de um mundo melhor, que é a ética planetária. “Essa solidariedade com aqueles que sofrem, com aqueles que precisam do nosso olhar também”, nas palavras da educadora.


Na quarta-feira, (16), aconteceu uma reunião entre diretores e professores de escolas municipais e estaduais de Santarém para discutirem a organização da votação mundial no município. No encontro foram dadas as orientações para os educadores, e também foi feita a entrega da revista “O Globo”, utilizada nas escolas para os alunos e alunas organizarem o processo de eleição.


Na reunião, foi estipulado o período de 04 a 09 de abril como a semana da votação mundial em Santarém. Como em todos os anos, três candidatos concorrem ao Prêmio dos Amigos Mundiais, que é concedido por meio do voto das crianças e adolescentes.


Neste ano, os candidatos são: Cecília Flores, das Filipinas; Monira Rahman de Bangladesh e Murhabazi Namegabe, da República Dominicana do Congo. Cada um destes realiza um projeto social em prol de crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violência.


Através do programa Para Ouvir e Aprender do projeto Rádio pela Educação, os ouvintes da Rádio Rural vão ter a oportunidade de conhecer melhor todo esse processo. Os internautas também podem obter mais informações através deste blog e do site www.worldschildrensprize.org.