03/04/2012

RETORNO DA COORDENAÇÃO DO PROJETO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO: DE FOZ DO IGUAÇU PARA SANTARÉM

Após a participação, nos dias 21 e 22 de março, no Painel Internacional Web Rádio Água, na cidade de Foz do Iguaçu – Paraná, no parque Tecnológico de Itaipu, a equipe do Projeto Rádio pela Educação dá continuidade as atividades do Programa Para Ouvir e Aprender com mais ânimo, novidades e boas perspectivas.Imagem

 

No evento, os coordenadores Cesar Sousa e Socorro Carvalho testemunharam como o trabalho em rede pela educomunicação pode ganhar dimensões inimagináveis. Desde a abertura, no auditório Florestan Fernandes, até o encerramento do Painel, a experiência do projeto Rádio pela Educação foi muito aplaudida e incentivada.

 Imagem

Foram 02 dias de exposições, discussões e intercâmbio de experiências de projetos das quatro regiões do Brasil. Estiveram presentes, representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis; da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia; de escolas estaduais do Paraná, da União Dinâmica de Faculdades Cataratas, e outros.

 Imagem

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA), a ITAIPU Binacional e a UNESCO, por meio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e o Programa Hidrológico Internacional (PHI) tiveram também importância fundamental no Painel.

 Imagem

Dentre os destaques, o Painel Internacional Web Rádio Água contou ainda com a presença do professor e coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, Ismar de Oliveira Soares, um dos principais nomes da educomunicação no país.

 Imagem

O objetivo do encontro foi celebrar as realizações e apresentar as possibilidades de ampliação das redes de comunicadores comunitários para gestão das águas no âmbito nacional, América Latina e Caribe do projeto Web Rádio Água.

 

Na tarde do dia 21 de março, na mesa “A educomunicação e a educação ambiental”, foi feita a apresentação da tecnologia social Rádio pela Educação, como uma das estratégias da temática em debate, desenvolvida no município de Santarém, sendo bastante exaltada por todos os participantes.

 

O projeto Web Rádio Água foi apresentado por Willbur Rogers e Fagner Oliveira que demonstraram como é feito o uso da plataforma, sua opção pelo software livre, e as formas pelas quais as pessoas podem contribuir com informações.

 

Ao mesmo tempo, falaram das novas estratégias de atuação do trabalho da equipe dentro do município de Foz do Iguaçu, por meio das escolas parceiras do projeto. Ressaltaram que há o intento de ampliar o número de escolas e de parceiros em todo o Brasil, a exemplo do projeto Rádio pela Educação.

 

O 1º dia encerrou com a palestra “Lutas de Comunicação: Ensinar e Aprender” proferida pelo Professor Dr. Ismar Soares da Universidade de São Paulo (USP). Ele citou a experiência do projeto Casa Grande, no Estado do Ceará o exemplo de prática na qual a educomunicação promove uma revolução da educação, considerando o avanço tecnológico dos dias atuais.

 

O 2º dia foi marcado pelo encerramento do evento com a cerimônia de apresentação do acordo de transferência de tecnologia e uso da plataforma Web Rádio Água entre os três países fronteiriços (Brasil, Argentina e Paraguai). Com isto, vislumbra-se em 2012, entre outras novidades, a postagem de conteúdos na plataforma em espanhol e em guarany.

 

O encontro encerrou oficialmente às 12h30 com um almoço servido aos participantes no restaurante do Parque Tecnológico da Itaipu. Novas parcerias e novos ares estão sendo articulados para a temporada 2012 do projeto Rádio pela Educação, juntamente com a Web Rádio Água.