28/06/2012

Visita do Secretário de Educação ao Projeto Rádio pela Educação.

Imagem

 

O Secretário Municipal de Educação de Santarém, Luiz Alípio Gomes Martins, e o assessor da região do Planalto, Professor Orlando Pinto, visitaram hoje, 28, às 15h00, a sala do Projeto Rádio pela Educação para conhecer as instalações, a nova equipe técnica e um pouco mais do trabalho que vem sendo realizado há quase treze anos na Rádio Rural de Santarém. 

O encontro teve início com uma roda de conversa entre os integrantes do Núcleo de Leitores do Projeto e a equipe técnica. Cada participante fez uma breve apresentação de sua história no projeto. O secretário ressaltou que já foi um consultor do Projeto Rádio pela Educação em anos anteriores, recordando um momento em que viajou para a comunidade de Capixauã, no Rio Tapajós.

Imagem

Após a roda de conversa, o titular da Secretaria de Educação, acompanhou a gravação do programa Para Ouvir e Aprender feita pelos adolescentes presentes, no estúdio. Destacou e parabenizou a participação da aluna Nicole, de 08 anos de idade, da escola Ecila Nobre do Bairro da Conquista.  

26/06/2012

Penúltimo Programa Para Ouvir e Aprender no "ar".

Imagem

 

Amanhã, 27, vai ao “ar” o penúltimo Programa Para Ouvir e Aprender deste primeiro semestre de 2012. A repórter Jéssica Santos conduz um papo 10 com uma dupla de educadores da Região de Arapiuns que veio visitar a sala do Rádio pela Educação.

Depois, tem o educador Francisco Sales e a colaboradora Vanessa Pereira na sessão Correio do Aluno especial, lendo muitas cartas de uma turminha esperta. Tem ainda a escritora Ruth Rocha contando uma história bem legal e, para finalizar, tem à sessão pedagógica número 36 com mais uma receita deliciosa para ouvir e aprender. 

Imagem

Na sexta feira, 29, o projeto encerra o semestre de atividades com o Programa Para Ouvir e Aprender, voltando ao “ar” somente em agosto, dia 06. Desde já, desejamos boas férias a todos os nossos ouvintes. 

15/06/2012

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite inicia neste sábado.

 

Imagem

Inicia neste sábado (16) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A campanha foi lançada dia (13), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Até o dia 6 de julho, crianças com até 5 anos incompletos devem tomar a primeira dose da vacina. A novidade na campanha de 2012 será na segunda fase, quando ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação. Em agosto, todas as crianças nessa faixa etária devem voltar aos postos levando o cartão de vacinação. O documento será avaliado para que a criança recebam as doses de qualquer vacina que estiverem em atraso.

Outra novidade no combate à pólio introduzida neste ano é a vacina injetável com vírus inativado. Já usada em outros países que erradicaram a doença, a nova vacina será aplicada a partir do segundo semestre nas crianças que estiverem começando o calendário básico de vacinação. As doses devem ser aplicadas aos 2 e aos 4 meses de idade.

De acordo com a recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), os países das Américas devem continuar aplicando a vacina oral com o vírus atenuado, até que ocorra a erradicação mundial da poliomielite.

Arquivo: montecarmelo.mg.gov.br

 

 

 

ENTIDADES DEBATEM A SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE TRABALHO.

A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), realiza hoje, dia 15 de junho, a Segunda Reunião Ampliada de Atenção Integral a Saúde de Crianças e Adolescentes em Situação de Trabalho, com o tema “A saúde da criança e do adolescente em situação de trabalho: um futuro comprometido”. 

O encontro ocorre no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES, durante todo o dia. A ação é em homenagem ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado todo dia 12 de junho.

A organização do evento é do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em parceria com outras entidades, como: Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), UEPA, IESPES e ILES/ULBRA.

Imagem

  

Entre as atividades que estão sendo desenvolvidas no evento, o destaque é as palestras sobre o processo saúde-trabalho infanto-juvenis em uma perspectiva cultural; diretrizes para atenção integral à saúde de crianças e adolescentes economicamente ativos e doenças relacionadas ao trabalho infantil.   

Confirmam presença no encontro, além da prefeita Maria do Carmo, representantes de vários setores do governo municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades envolvidas na defesa dos direitos da criança e do adolescente.  

Arquivo: Radio pela Educação. 

12/06/2012

RANKING DO TRABALHO INFANTIL: MUNICÍPIOS DO SUL TEM OS MAIORES ÍNDICES. 88 DOS 100 MUNICÍPIOS COM OS MAIORES ÍNDICES DE TRABALHO INFANTIL DO BRASIL ESTÃO NO SUL

Historicamente, o Nordeste apontava os maiores índices de trabalho infantil do Brasil, porém, a melhoria dos indicadores socioeconômicos da Região tem mudado essa realidade. Prova disso é que a Região saiu do primeiro para o segundo lugar no ranking do trabalho infantil, de acordo com os resultados gerais da amostra do Censo 2010, divulgados pelo IBGE.

A Região continua com altos índices de trabalho precoce. Entretanto, quando se faz o recorte por Município, percebe-se que os maiores índices de trabalho infantil do Brasil estão nos municípios Sulistas. Os Municípios de Novo Horizonte-SC e Bozano-RS apontam índices de trabalho infantil acima de 70%, na faixa etária de 10 a 14 anos.

Imagem

Oitenta e oito dos cem municípios que apresentam os maiores índices de trabalho infantil estão na Região Sul. O Estado Rio Grande do Sul lidera o ranking dessa lista, com 46 municípios, seguido de Santa Catarina, com 32, Paraná, com 10 Municípios. Saindo do Sul, a lista contém 8 municípios do Nordeste, 2 do Norte, um do Centro Oeste e um do Sudeste.

Na Região Nordeste, o maior índice de trabalho infantil foi constatado em Manari-PE. O município apresenta o 7° maior índice de trabalho infantil no Brasil. Além de Manari, há inúmeros municípios nordestinos na lista com os maiores índices. 

Fonte: http://peteca-ce.blogspot.com.br/2012/06/ranking-do-trabalho-infantil.html

04/06/2012

Quarta-feira com "Vida Boa" para ouvir e aprender

Nesta quarta-feira, 06, o programa Para Ouvir e Aprender apresenta a última sessão pedagógica do gênero música regional. A composição Vida Boa, de Zé Miguel e Joãozinho Gomes, vai levar o ouvinte a viajar pelos lugares mais exóticos da região amazônica. A letra aborda o dia-a-dia do caboclo ribeirinho, retratando fielmente como a vida passa devagar no cenário amazônico. Um filme de poesia vivido por cada ator desta realidade singular.

Imagem

Além da música, o programa Para Ouvir e Aprender leva ao ar uma entrevista com o professor e uma sessão de leitura com a estória "Nosso Amigo Ventinho", contada por Ruth Rocha, através do CD Mil Pássaros. Tudo isso as 7h30 e as 14h05 na Rádio Rural de Santarém.