“Produzir o Programa Para Ouvir e Aprender é vivenciar histórias e realidades de uma diversidade de crianças e educadores dentro do coração da Amazônia. E são histórias preciosas que me fazem sonhar acordada. O carinho que vem em cada carta é inspiração que me dá ânimo e alicerça minha produção. Em cada novo dia ensino, aprendo e reaprendo numa troca constante de conhecimentos", declara Maria do Socorro Carvalho Lima - Produtora do Para Ouvir e Aprender e Coordenadora de Produção do Projeto Rádio Pela Educação.
Com uma linguagem simples e direta o Programa é gravado na Rádio Rural de Santarém, com participação de alunos na transmissão. Dentro da sala, os professores sintonizam na frequência e desenvolvem as atividades com as crianças. Os temas são escolhidos, por meio de um guia pedagógico, produzido por acadêmicos com a orientação da Universidade Federal do Pará – UFPA. Já está em andamento um novo guia com o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, que será utilizado este ano. Com o sucesso do programa, a demanda de cartas aumenta a cada dia e, muitas vezes, não é possível ler todas que chegam à redação.
Com o Prêmio que recebeu da Fundação BB, R$ 50 mil, foram realizadas ações de melhorias no projeto como: recadastramento e cadastramento de escolas no Projeto; capacitação de educadores; capacitação e ampliação de rede de repórteres; instalações de rádios escolares (sistema de som); gravadores; produção de programas; otimização do espaço do ponto de leitura; IV Encontro do Projeto Rádio pela Educação, realizado em dezembro 2010 e a elaboração de um guia pedagógico.
A tecnologia social faz parte das obras sociais da Diocese de Santarém, e conta como parceiros as Secretarias de Educação de Santarém e Juruti, além do Projeto Ponto de Leitura. A iniciativa também recebe apoio do Criança Esperança.
Por Dalva de Oliveira
Mais informações
Fundação Banco do Brasil
Gerência de Comunicação e Mobilização Social
Portal: www.fbb.org.br
Endereço eletrônico: david.telles@fbb.org.br / claudia@fbb.org.br / dalva@fbb.org.br / laura.muradi@fbb.org.br
Telefones: (61) 3104-4657 / 3104-4658 / 3104-466
FONTE: FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
DATA: 21/01/2011