31/10/2006
ALTER DO CHÃO RECEBE RECONHECIMENTO...
NOTÍCIA... FUNDAÇÃO ABRINQ REALIZA SEMINÁRIO...
FONTE: Folha de S. Paulo, 31/10/2006
EDUCOMUNICAÇÃO É...
PASSEI & COMENTEI... NO BLOG...
Ida Pietricovsky Oliveira
Oficial de Comunicação do UNICEF
30/10/2006
VEM ÁI...CAMPEONATO DE KARATÊ INTERESTILOS...

29/10/2006
ELEIÇÕES 2006... NOTÍCIAS...
II ENCONTRO DO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO ENCERRA COM SUCESSO E RESULTADOS...

O II Encontro do Projeto Rádio Pela educação encerrou no sábado ao meio dia com a socialização das oficinas e a apresentação da carta dos adolescentes da Amazônia, nela as crianças e adolescentes afirmaram que queriam unir forças diante dos governos de Santarém e Belterra para fazer valer o direito à educação de cada criança e adolescente.
Passei e Comentei.. no Blog!!!
26/10/2006
CHEGOU A HORA... II ENCONTRO DO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO...

25/10/2006
FALTA 01 DIA
24/10/2006
FALTAM 02 DIAS
23/10/2006
CAFÉ DA MANHÃ MARCA LANÇAMENTO DO BLOG...
FALTAM 03 DIAS...
22/10/2006
LANÇAMENTO DO BLOG... NOVAS!!!

DETALHES...II ENCONTRO...
FALTAM 4 DIAS...
21/10/2006
FALTAM 5 DIAS...
20/10/2006
FALTAM 06 DIAS...
19/10/2006
CONTAGEM REGRESSIVA...

18/10/2006
VEM AÍ...

O 2º Encontro do Rádio pela Educação será realizado paralelo ao 2º Congresso Amazônico sobre Violência nas Escolas, promovido pela LIS Consultoria, e que também acontece nas dependências do Iles/Ulbra no mesmo período. Enquanto educadores e especialistas, reunidos no auditório central da instituição, vão discutir ações e dados sobre a violência na escola, simultaneamente, crianças e adolescentes, reunidos no ginásio e em salas do instituto, participam de oficinas ligadas à Arte, à Comunicação e à Educação. É num trabalho conjunto para mostrar que a educação a partir da diversidade é um caminho para reduzir o problema de violência no ambiente escolar. O 1º Encontro do Rádio pela Educação aconteceu em outubro de 2004.
Este ano o evento é possível pelo apoio das Secretarias Municipais de Educação de Santarém e de Belterra. As oficinas (Dança, Teatro, Artesanato em Jornal, Argila, Artes Plásticas, Vídeo, Rádio, Internet, Educação Ambiental, LIBRAS) vão ser ministradas por parceiros do Rádio pela Educação, como: Projeto Puraqué, Projeto Saúde e Alegria, IPAM-Instituto de Pesquisa Ambiental, Projeto Arte na Escola da Gente e Divisão de Educação Especial da Semed de Santarém.
O Rádio pela Educação é uma realização da Diocese de Santarém, através da Rádio Rural, em parceria com as Semeds de Santarém e de Belterra. O Projeto desenvolve há sete anos, nos dois municípios, ações de educomunicação, a partir do programa de rádio Para Ouvir e Aprender, que chega em escolas da região, através de radinhos à pilha, à manivela/energia solar e à energia elétrica, tanto das zonas urbanas quanto das zonas rurais.
17/10/2006
Principais Ações
- Programa de Rádio "Para Ouvir e Aprender": vai ao ar durante a programação normal da Rádio Rural de Santarém, além dos/as alunos/as e professores/as na sala de aula, muitos pais também acompanham o programa em casa. Isso permite que eles saibam dos assuntos que seus filhos
discutem em sala de aula e, assim, podem contribuir com suas experiências através de conversas em casa... Em todos os programas que vão ao ar existe uma sessão chamada de Sessão Pedagógica. Nesse espaço, os estudantes ouvem uma música ou têm acesso a um texto (previamente apresentados no guia pedagógico do professor) que pode ser uma poesia, ou uma pequena estória. Através do guia, o/a professor/a é orientado/a a escrever o texto no quadro ou em um cartaz antes do início do programa. A apresentadora, então, na Sessão Pedagógica convida os/as alunos/as a lerem o texto em conjunto e depois ajuda com alguns pontos reflexivos a partir do que foi lido. A cada mês chegam, em média, 40 cartas. Além disso, o Projeto realiza concursos de redação com temas diversos, sempre ligados às temáticas desenvolvidas nos programas. Sobre o momento de solução de problemas, este é retratado com mais eficácia na Sessão Radionovelas. Com produções externas e da própria equipe do projeto com participação de estudantes, muitos temas são apresentados no programa Para Ouvir e Aprender através das radionovelas: importância dos conselhos escolares, violência sexual contra crianças e adolescentes, educação ambiental, entre outros. Além disso, em outras sessões (como: Entrevista com Professor, Entrevista com Especialista, Reportagens Especiais) muitas dicas e orientações são dadas para solução de problemas.
- Rede de Repórteres Educativos: é formada por um grupo de 18 crianças e adolescentes dos municípios de Belterra e Santarém. Eles recebem capacitação constante para atuarem como a voz de suas escolas e de suas comunidades. Essas crianças e adolescentes participam do programa de rádio com entrevistas, depoimentos e reportagens, falando das experiências que dão certo e dos problemas que precisam ser resolvidos.
- Encontro do Rádio pela Educação: É um momento onde alunos das escolas municipais de Santarém e Belterra, que são beneficiados pelo projeto se reúnem e através de oficinas de Educação e Comunicação discutem sobre a “A Escola que Queremos com a Diversidade que temos” e elaboram uma carta com solicitações para as Secretarias Municipais de Educação. O I Encontro aconteceu em outubro de 2004, e o II Encontro aconteceu em outubro de 2006, e reuniu cerca de 150 participantes.
Alguns Reconhecimentos:
- Prêmio Nacional de Educação Itaú/Unicef;
- Prêmio Jornalista Amiga da criança para a idealizadora do projeto;
- Comenda Municipal de Educação Professora Sofia Imbiriba;
- Temática de trabalhos de conclusão de curso;
- Pauta de programas jornalísticos locais, regionais e nacionais.
Objetivos

2. Garantir a participação dos alunos como sujeitos ativos nos programas de rádio.
Histórico
O Projeto Rádio pela Educação é uma realização da Diocese de Santarém, através da Rádio Rural, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Santarém e de Belterra. Ele foi idealizado como uma estratégia criativa de educação pelo desenvolvimento e surgiu em 1999 idealizado pela Jornalista Amiga da Criança Cynthia Camargo, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF.
O Rádio pela Educação desenvolve há quase anos, nas cidades de Santarém e de Belterra, região Oeste do Estado do Pará, ações de educomunicação, a partir do programa de rádio Para Ouvir e Aprender, que chega em escolas espalhadas na região, através de radinhos à pilha, à manivela/energia solar e de energia elétrica, tanto das zonas urbanas quanto das zonas rurais dos dois municípios.
A partir do programa de rádio, que aborda o incentivo à leitura e à escrita, a educação ambiental, os diretos da criança e do adolescente, entre outros temas transversais, os professores desenvolvem as atividades pedagógicas em sala de aula, considerando os conteúdos programáticos. O Projeto já atingiu cerca de 1.200 professores e professoras e mais de 30 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos de idade.
O programa é transmitido pela Rádio Rural de Santarém, emissora da Diocese, para as escolas que têm rádios e/ou equipamentos de som propícios à atividade.
O Para Ouvir e Aprender leva e traz, nas ondas do rádio, as vozes de meninas, meninos, professores, professoras, pais, comunitários, especialistas, gestores públicos, etc. Vozes muitas vezes esquecidas nas regiões de difícil acesso, como nas regiões ribeirinhas, nas várzeas e nos planaltos, lugares onde só se chegam pelos rios Amazonas, Tapajós ou Arapiuns. Lugares para os quais se levam horas e até dias para chegar. Lugares onde só o rádio consegue quebrar a barreira da distância, do isolamento e do desconhecido.
São vozes que falam da escola, da comunidade, do bairro, da cidade, da educação, do dia-a-dia, de sonhos, de esperanças, do futuro e de cidadania. Seja através das cartas, entrevistas, debates, músicas, poesias, lendas e das radionovelas, as crianças e os adolescentes participam do mundo da comunicação como protagonistas da sua própria realidade.
Atualmente o Projeto é coordenado pela radialista Rosa Luciana Rodrigues e conta com mais três pessoas na equipe técnica: os repórteres César Sousa e Genildo Junior e a produtora Joelma Viana.
Equipe
EQUIPE TÉCNICA
COORDENAÇÃO
ROSA RODRIGUES, formada em letras pela Universidade Federal do Pará, Pós-Graduada em Língua Portuguesa, acadêmica de Jornalismo do IESPES e Assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação de Santarém.
PRODUTORAJOELMA VIANA, formada em letras pela Universidade Federal do Pará, Redatora do Departamento de Jornalismo da Rádio Rural de Santarém, Ex-Secretária da Pastoral da Juventude da Diocese de Santarém, Secretária do Sindicato dos Radialistas de Santarém.

REPÓRTER

RÁDIO RURAL DE SANTARÉM
PROJETO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO
Av. São Sebastião, 622ª – Bairro: Santa Clara
CEP. 68005-090 – Telefax: (93) 3523 1679
DIOCESE DE SANTARÉM

RÁDIO RURAL DE SANTARÉM
Coordenador Geral: Pe. Edilberto Moura Sena