11/11/2010

IV Encontro do Rádio Pela Educação

De nove a dez de dezembro será realizado no ginásio do Colégio Dom Amando, em Santarém, o IV Encontro do Projeto Rádio Pela Educação.

Os Encontros já se tornaram um marco na vida de centenas de meninos e meninas do Oeste do Pará. A ideia de se criar um grande encontro no qual criança e adolescente tenha “vez” e “voz” surgiu com a 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, que aconteceu no ano de 2004, na cidade do Rio de Janeiro.

Naquela ocasião, crianças e adolescentes de todo o mundo discutiam o tema “O Mundo Que Queremos”. A delegação da Amazônia era composta por apenas 04 adolescentes e seus acompanhantes. Ao retornar do evento  a equipe do Projeto Rádio pela Educação (PRPE) decidiu reaplicar a dinâmica daquele evento internacional, discutindo o tema A Escola que Queremos, na Amazônia.

No IV Encontro do Rádio pela Educação, o evento destaca o tema A Escola que Queremos Cuida do Meio Ambiente, como forma de contribuir com a Agenda Criança Amazônia e como ação estratégica para a conquista do Selo UNICEF Município Aprovado. Com isso, a ação também busca a sintonia com o compromisso Mais Amazônia pela Cidadania, assinado pelo Presidente Lula e os governadores da Amazônia Legal, em 2008.

O encontro procura promover a participação de alunos das Redes Municipais envolvidas no PRPE em experiências educacionais que valorizem a expressão das crianças e adolescentes, bem como estimular a participação ativa deste público na construção e desenvolvimento dessas experiências em suas escolas e comunidades, e também proporcionar capacitação a professores na área da educomunicação com vista ao trabalho de educação ambiental nas escolas.

Ao final dos três dias também será escrita a 4ª Carta das Crianças e Adolescentes da Amazônia com propostas de melhoria na educação ambiental promovida nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais