O Rádio Pela Educação

Projeto Rádio Pela Educação

Estudantes gravam quadro do Para Ouvir e Aprender
O Projeto Rádio pela Educação (PRPE) foi criado como uma estratégia criativa de educação pelo desenvolvimento, em 1999. Desde lá promove ações de educomunicação, a partir do programa de rádio Para Ouvir e Aprender, que chega a escolas espalhadas na região, através de radinhos à pilha, ou à energia elétrica, tanto das zonas urbanas quanto das zonas rurais de municípios da Amazônia.

A partir do programa de rádio, que aborda o incentivo à leitura e à escrita, a educação ambiental, os direitos da criança e do adolescente, entre outros temas ligados à cidadania, os professores desenvolvem as atividades em sala de aula, com base em um Guia Pedagógico, produzido pela equipe do PRPE em parceria com a Universidade Federal do Pará.
Professores com o Guia Pedagógico
O programa é transmitido pela Rádio Rural de Santarém, emissora da Diocese. O Para Ouvir e Aprender leva e traz, nas ondas do rádio, as vozes de meninas, meninos, professores, professoras, pais, comunitários, especialistas, gestores públicos, etc. São vozes que falam da escola, da comunidade, do bairro, da cidade, da educação, do dia-a-dia, de sonhos, de esperanças, do futuro e de cidadania. A interatividade se dá através das cartas, entrevistas, debates, músicas, poesias, lendas e das radionovelas. As crianças e os adolescentes participam do mundo da comunicação como protagonistas da sua própria realidade.



Ações do Projeto


– Programa Para Ouvir e Aprender
Estudantes apresentando o Para Ouvir e Aprender
O principal instrumento do Projeto é o Programa de Rádio Para Ouvir e Aprender, veiculado pela Rádio Rural de Santarém às segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários de 7h30 às 8h e de 14h05 às 14h35.
Nas escolas parceiras, a aula começa com a audição do programa por professores e alunos de 1ª a 4ª série. Em muitos casos, os professores levam um rádio receptor para a sala de aula, mas também há escolas equipadas com sistemas de som.
Durante trinta minutos o programa apresenta 14 sessões alternadas, que contemplam a realidade da Amazônia, a voz das crianças e adolescentes, professores e comunitários, das zonas urbana e rural.
Há um instrumento muito importante que é o Guia Pedagógico do professor. É uma espécie de manual em que estão contidos textos e músicas a serem usados em cada uma das aulas, assim como sugestões de atividades apresentadas como suporte para o trabalho do educador junto aos alunos. Esse guia é distribuído gratuitamente.
– Rede de Repórteres Educativos
Estudante da Rede de Repórter em Ação
A Rede é um grupo de crianças e adolescentes, selecionados nas escolas. Eles enviam,
periodicamente, matérias para a equipe técnica editar e colocar no programa, garantindo a voz das crianças e adolescentes no rádio, apresentando suas próprias realidades. O grupo recebe capacitação duas vezes por ano, assim como gravadores e fitas K7 para que possam retratar o dia a dia da sua escola/comunidade de acordo com seus pontos de vista.

– Núcleo de Leitores e de Radioatores
A voz das crianças e dos adolescentes no rádio é a maior marca do Para Ouvir e Aprender. O Núcleo de leitores se constitui da capacitação de crianças e adolescentes para participar mais efetivamente do programa de rádio. Lendo notícias, cartas, estórias, ou mesmo apresentando o programa, as crianças e adolescentes protagonizam sua própria história na construção de um processo educacional participativo.
As radionovelas estão entre as principais atrações do programa de rádio do projeto. É o lúdico chamando a atenção dos alunos. O núcleo de radioatores incentiva a participação de crianças, adolescentes e colaboradores no mundo da interpretação teatral no rádio. O grupo cria as histórias e interpreta os personagens. As produções abordam temáticas educativas, com destaque para as ambientais.
– Encontro do Rádio Pela Educação
O Encontro do Rádio pela Educação acontece de dois em dois anos sempre destacando como temática principal “A escola que queremos”. Reúne, em média, 150 crianças e adolescentes em várias oficinas de comunicação e educação (Dança, Teatro, Arte e Cultura, Vídeo, Fanzine, Rádio, Internet, Educação Ambiental, ECA, Educação Especial e Artes Plásticas), que abordam o tema proposto de maneira criativa e dinâmica.
Rádios Internas nas Escolas
Essa ação configura um resultado importante dos anos de atividades do Rádio pela Educação. Se antes os alunos eram estimulados só por ouvir o programa de rádio, hoje eles já querem ter espaço para se expressar. Por conta disso, surgiu a necessidade de criar rádios internas nas escolas, nas quais os alunos, acompanhados por seus professores, podem criar seus próprios programas de rádio. Agora não mais só ouvem, mas produzem bem mais perto da comunidade escolar.