17/10/2006

Histórico

O Projeto Rádio pela Educação é uma realização da Diocese de Santarém, através da Rádio Rural, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Santarém e de Belterra. Ele foi idealizado como uma estratégia criativa de educação pelo desenvolvimento e surgiu em 1999 idealizado pela Jornalista Amiga da Criança Cynthia Camargo, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF.


O Rádio pela Educação desenvolve há quase anos, nas cidades de Santarém e de Belterra, região Oeste do Estado do Pará, ações de educomunicação, a partir do programa de rádio Para Ouvir e Aprender, que chega em escolas espalhadas na região, através de radinhos à pilha, à manivela/energia solar e de energia elétrica, tanto das zonas urbanas quanto das zonas rurais dos dois municípios.


A partir do programa de rádio, que aborda o incentivo à leitura e à escrita, a educação ambiental, os diretos da criança e do adolescente, entre outros temas transversais, os professores desenvolvem as atividades pedagógicas em sala de aula, considerando os conteúdos programáticos. O Projeto já atingiu cerca de 1.200 professores e professoras e mais de 30 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos de idade.




O programa é transmitido pela Rádio Rural de Santarém, emissora da Diocese, para as escolas que têm rádios e/ou equipamentos de som propícios à atividade.


O Para Ouvir e Aprender leva e traz, nas ondas do rádio, as vozes de meninas, meninos, professores, professoras, pais, comunitários, especialistas, gestores públicos, etc. Vozes muitas vezes esquecidas nas regiões de difícil acesso, como nas regiões ribeirinhas, nas várzeas e nos planaltos, lugares onde só se chegam pelos rios Amazonas, Tapajós ou Arapiuns. Lugares para os quais se levam horas e até dias para chegar. Lugares onde só o rádio consegue quebrar a barreira da distância, do isolamento e do desconhecido.




São vozes que falam da escola, da comunidade, do bairro, da cidade, da educação, do dia-a-dia, de sonhos, de esperanças, do futuro e de cidadania. Seja através das cartas, entrevistas, debates, músicas, poesias, lendas e das radionovelas, as crianças e os adolescentes participam do mundo da comunicação como protagonistas da sua própria realidade.


Atualmente o Projeto é coordenado pela radialista Rosa Luciana Rodrigues e conta com mais três pessoas na equipe técnica: os repórteres César Sousa e Genildo Junior e a produtora Joelma Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais