17/10/2006

Principais Ações

  • Programa de Rádio "Para Ouvir e Aprender": vai ao ar durante a programação normal da Rádio Rural de Santarém, além dos/as alunos/as e professores/as na sala de aula, muitos pais também acompanham o programa em casa. Isso permite que eles saibam dos assuntos que seus filhos discutem em sala de aula e, assim, podem contribuir com suas experiências através de conversas em casa... Em todos os programas que vão ao ar existe uma sessão chamada de Sessão Pedagógica. Nesse espaço, os estudantes ouvem uma música ou têm acesso a um texto (previamente apresentados no guia pedagógico do professor) que pode ser uma poesia, ou uma pequena estória. Através do guia, o/a professor/a é orientado/a a escrever o texto no quadro ou em um cartaz antes do início do programa. A apresentadora, então, na Sessão Pedagógica convida os/as alunos/as a lerem o texto em conjunto e depois ajuda com alguns pontos reflexivos a partir do que foi lido. A cada mês chegam, em média, 40 cartas. Além disso, o Projeto realiza concursos de redação com temas diversos, sempre ligados às temáticas desenvolvidas nos programas. Sobre o momento de solução de problemas, este é retratado com mais eficácia na Sessão Radionovelas. Com produções externas e da própria equipe do projeto com participação de estudantes, muitos temas são apresentados no programa Para Ouvir e Aprender através das radionovelas: importância dos conselhos escolares, violência sexual contra crianças e adolescentes, educação ambiental, entre outros. Além disso, em outras sessões (como: Entrevista com Professor, Entrevista com Especialista, Reportagens Especiais) muitas dicas e orientações são dadas para solução de problemas.

  • Rede de Repórteres Educativos: é formada por um grupo de 18 crianças e adolescentes dos municípios de Belterra e Santarém. Eles recebem capacitação constante para atuarem como a voz de suas escolas e de suas comunidades. Essas crianças e adolescentes participam do programa de rádio com entrevistas, depoimentos e reportagens, falando das experiências que dão certo e dos problemas que precisam ser resolvidos.

  • Encontro do Rádio pela Educação: É um momento onde alunos das escolas municipais de Santarém e Belterra, que são beneficiados pelo projeto se reúnem e através de oficinas de Educação e Comunicação discutem sobre a “A Escola que Queremos com a Diversidade que temos” e elaboram uma carta com solicitações para as Secretarias Municipais de Educação. O I Encontro aconteceu em outubro de 2004, e o II Encontro aconteceu em outubro de 2006, e reuniu cerca de 150 participantes.


Alguns Reconhecimentos:


  • Prêmio Nacional de Educação Itaú/Unicef;

  • Prêmio Jornalista Amiga da criança para a idealizadora do projeto;

  • Comenda Municipal de Educação Professora Sofia Imbiriba;

  • Temática de trabalhos de conclusão de curso;

  • Pauta de programas jornalísticos locais, regionais e nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais