04/02/2008

ANEEL QUER ELEVAR MULTA PARA DEVEDOR

O período de consultas públicas promovidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para mudar algumas regras da relação entre consumidores e distribuidoras começou na sexta-feira, dia 1º.


Uma das principais alterações é o aumento, de 2% para 5%, da multa cobrada dos inadimplentes da conta de luz.

Entidades como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Associação Pró-Teste já afirmaram que apresentarão argumentos à agência reguladora durante as consultas, que seguem até dia 8 de maio, para tentar convencê-la a não aplicar a medida.


Segundo os técnicos da agência, o 'espírito' da mudança é reduzir as chamadas perdas não técnicas de energia, causadas por fatores como fraudes de medidores ou furtos de energia - os 'gatos' - que causam às empresas prejuízos de R$ 5,5 bilhões por ano. Eles ressaltam que parte desse prejuízo é pago hoje por consumidores em dia com a conta de luz.


Outra medida proposta pela Aneel é o estabelecimento de valores fixos para as taxas de compensação que fraudadores devem às distribuidoras para os custos administrativos de fiscalização e cobrança.


Atualmente essa taxa equivale a 30% do valor da energia não paga pelo fraudador.A proposta da agência é de que os consumidores flagrados paguem uma taxa equivalente a três vezes o valor de religação de urgência da energia.




Fonte Jornal O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais