20/03/2008

O QUE É O PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO?



O Programa Para Ouvir e Aprender, do Projeto Rádio Pela Educação, está abordando, durante o mês de março, temáticas sobre O Prêmio das Crianças do Mundo 2008.

Considerado pela mídia internacional como o “Nobel das Crianças”, o Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança é o único no mundo que tem por objetivo defender o que as crianças têm de mais importante — seus direitos, assim como foram estabelecidos na Convenção Internacional das Nações Unidas.




O prêmio é uma iniciativa da Children’s World, uma ONG fundada em 1979 na Suécia.

O que é a Children's World?
É uma organização não-governamental (ONG) fundada em 1979, na Suécia, que apresenta um projeto de comunicação mundial que tem como objetivo promover o encontro entre crianças de países e culturas diversos, colaborando para o desenvolvimento de uma rede humanitária em prol das crianças e dos direitos delas. Os meios criados para a realização desse encontro são: a premiação universal “Prêmio das Crianças do Mundo”, a revista O Globo e a revista virtual Rede Globo, que contam com tradução para sueco, inglês, francês, espanhol e português.




O projeto desse prêmio nasceu em 2000, criado pela Children’s World para homenagear pessoas e/ou organizações que trabalham em prol dos direitos da infância no mundo. Essa é a única premiação internacional em que é você, criança ou adolescente com até 17 anos, que escolhe o vencedor.





PRÊMIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO

O vencedor é escolhido por um Júri Internacional, que é formado por 12 crianças, representantes de todos os continentes. Todas são “especialistas” em direitos das crianças, e muitas delas já tiveram seus direitos violados: são “crianças-soldado”, meninas e meninos escravos, refugiados, com experiência de trabalho infantil ou que moram nas ruas. No site da Children’s World, você pode conhecer a história de vida de cada um dos membros do Júri Internacional, que se encontram uma vez por ano na Suécia para decidir quem será o vencedor do Prêmio das Crianças do Mundo e participar da cerimônia de entrega dele, evento que conta com a participação da rainha Silvia, daquele país.


PRÊMIO DOS AMIGOS MUNDIAIS


O vencedor desse prêmio é escolhido por meio de uma votação mundial, de que participam estudantes das “escolas amigas mundiais”. A votação é realizada anualmente de 14 de janeiro a 17 de abril. Em Santarém a votação será realizada no dia 25 de Março.
Fonte:http://www.childrensworld.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais