23/02/2009

ESCOLAS RURAIS RECEBERÃO LIVROS A PARTIR DO FINAL DE MARÇO

Mais de 30 mil escolas públicas rurais receberão, a partir do fim de março, obras paradidáticas do projeto Escola Ativa. Quase 450 mil livros serão distribuídos, com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade da educação na zona rural de todos os estados e do Distrito Federal.


Criado para combater a reprovação e o abandono da sala de aula na zona rural, o Escola Ativa foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas, em que alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades na mesma sala.


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) distribuirá 111 mil kits da Coleção Ziraldo, formados por quatro volumes, contendo contos, fábulas, biografias e poemas, entre outros textos.


As coleções serão entregues nas Secretarias de Educação dos estados. Os 2.336 municípios beneficiados devem entrar em contato com o responsável pelo programa Escola Ativa no seu estado para verificar se o material já está disponível para retirada.



Foto: Arquivo do Projeto Rádio Pela Educação
Fonte: Agência Brasil


PROJETO DIFICULTA ADOÇÃO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4600/09, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que aumenta as exigências para adoção de crianças e adolescentes por estrangeiro. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).


De acordo com o projeto, somente será permitida a adoção internacional depois de esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou em família substituta residente no Brasil. Além disso, a adoção fica condicionada ao reconhecimento da capacidade social e psicológica dos interessados.


De acordo com o autor a Câmara já investigou casos em que crianças e adolescentes foram levados para o exterior com a finalidade de serem explorados sexualmente ou para extração de órgãos para transplante.


A matéria será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação
Fonte: Agência Câmara

17/02/2009

COMPUTADORES PORTÁTEIS DEVEM CHEGAR ÀS ESCOLAS

Ainda esse ano, os 150 mil computadores portáteis do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC), chegarão às escolas. É o que garante o coordenador de inclusão digital da Presidência da República, Cezar Alvarez.


O programa está emperrado desde 2007. No fim do ano passado o MEC concluiu o pregão para comprar os equipamentos, mas um pedido de vista do Tribunal de Contas da União (TCU) atrasou a fase de testes.


O programa prevê a distribuição dos equipamentos em 300 escolas, espalhadas por 278 municípios. Atualmente, o projeto está sendo testado em cinco escolas nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Tocantins, além do Distrito Federal. Segundo Alvarez, os resultados nas escolas-piloto são “extremamente positivos”.


Fonte: Site Nota 10
Foto:
www.rigues.badcoffee.info





MEC LANÇA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ABRIL

Com um painel que vai discutir a construção do Sistema Nacional de Educação, o Ministério da Educação (MEC) lança em abril a 1.ª Conferência Nacional de Educação (Conae).

O encontro reunirá, em 2010, desde os setores públicos e privados da educação infantil até a pós-graduação, e terá como tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação.” A programação consta de um painel de abertura, 52 colóquios onde os cerca de 2 mil delegados terão voz e voto.


Para as entidades parceiras da conferência, a Comissão aprovou a inclusão de mesas de debates, e para os convidados de entidades internacionais a possibilidade de inscrever e apresentar trabalhos.


Fonte: Site Nota 10
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação