11/01/2010

Fundação Banco do Brasil participa do Fórum Social Mundial


 
As Tecnologias Sociais serão, mais uma vez, tema dos debates durante o Fórum Social Mundial, cuja décima edição ocorre em Porto Alegre entre os dias 25 e 29 de janeiro. A Fundação Banco do Brasil vai participar deste importante momento de mobilização social. Haverá um galpão no parque de exposição de Canoas, com a apresentação das maquetes com as tecnologias sociais Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), Fossa Séptica Biodigestora e Barraginhas. Além disso, haverá o pré-lançamento da 2ª edição do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, realizado em parceria com a Revista Fórum.
Entre as atividades previstas está a realização, no dia 27/01, de um painel sobre Tecnologias Sociais e Economia Solidária a ser realizado entre 10h e 12h30 (local a definir). Entre os palestrantes confirmados estão a secretária-executiva da RTS, Larissa Barros; a analista da incubadora de empreendimentos populares da Unicamp, Laís Fraga; a coordenadora da Cooperativa Central Justa Trama, Nelsa Nespolo; a coordenadora de Desenvolvimento Social da Fundação Irmão José Otão (Fijo), Rosa Fernandes; e um representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes-MTE).
No dia 28/01, entre 9h30 e 12h, as instituições associadas à RTS debaterão, na sede da Fijo (prédio 2 do campus da PUC-RS), estratégias de atuação na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Com o tema "Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável", o encontro ocorrerá, em Brasília (DF), entre os dias 26 e 28 de maio de 2010. Comparada com as edições anteriores, a 4ª CNCTI é a primeira a ter como pilar o tema da sustentabilidade. Segundo a Comissão Executiva da Conferência, isso significa fortalecer os debates sobre o próprio uso da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social, bem como a utilização sustentável da biodiversidade.
As atividades estão sendo organizadas pelo Fórum Estadual de Tecnologia Social do Rio Grande do Sul, que abriga instituições gaúchas associadas à RTS. A formação do grupo foi um dos principais desdobramentos da I Mostra de Tecnologia Social do Rio Grande do Sul, organizada pela Fundação Irmão José Otão (Fijo), Centro Social Marista (Cesmar), PUC-RS, Núcleo de Economia Alternativa da UFRGS (NEA) e ONG Guayí. Além destas instituições, participam da organização das atividades no FSM as ONGs Redecriar e Patuá e a UNISINOS.

Com informações de Vinícius Carvalho, do Portal Rede Tecnologia Social
 
Fonte: FBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais