15/01/2010

Idiomas indígenas estão ameaçados de extinção, diz ONU

Por Herika Pacheco

A pesquisa foi lançada simultaneamente em Nova York, Bruxelas, Manila, Canberra, no México, em Moscou, Pretória, Bogotá e no Rio. A publicação, produzida pelo Secretariado do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas das Nações Unidas, mostra dados sobre pobreza, saúde, trabalho, direitos humanos e meio ambiente, entre outros temas.


Segundo o estudo, estima-se que existam atualmente 6.500 idiomas indígenas falados no mundo e que 90% deles vão desaparecer nos próximos 100 anos. A possibilidade de a tradição indígena ser extinta também foi diagnosticada nas comunidades brasileiras. Conforme o relatório, uma das causas é que a maioria dos índios não ensina sua língua para as futuras gerações.

"A linguagem é mais do que uma forma de se comunicar, ela está ligada à tradição, é parte da identidade dos índios, mas a maioria [das línguas e dialetos] é falada por pouquíssimas pessoas. Quase 97% da população indígena mundial falam 4% dos idiomas", afirma o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, Giancarlo Summa, que divulgou o relatório na capital fluminense.

Dos 370 milhões de índios que vivem em 90 países, o Brasil contabiliza um milhão. Metade vive em aldeias, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cento e oitenta idiomas indígenas são falados do país.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais