19/07/2011

Mais de 23 mil crianças vivem nas ruas do país

Toda criança tem direito a um lar com segurança e conforto. É o que garante o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas na prática esse direito ainda está longe de ser estendido a todas as crianças. De acordo com a I Pesquisa Censitária Nacional sobre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, mais de 23 mil crianças ainda vivem nas ruas do Brasil.


A pesquisa foi realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idest). Em primeiro lugar no ranking ficou o Rio de Janeiro, com 5.091 crianças e adolescentes em situação de rua, e em quinto lugar está o Ceará com mais de 1mil e 500 crianças.


O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2010, em 75 cidades brasileiras, abrangendo todas as capitais e cidades com população superior a 300 mil habitantes. A pesquisa foi questionada por alguns órgãos da sociedade civil, pois existem diferenças socio-econômicas que podem não ter sido analisadas.Controversa ou não, a pesquisa chama atenção para a condição em que estas crianças vivem  e a necessidade de investimento em políticas públicas que possam assegurar os direitos das crianças e jovens brasileiros.


Fonte: http://www.plenarinho.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais