16/02/2012

Santarém se prepara para realizar mais uma edição do Premio das Crianças do Mundo

O projeto Rádio pela Educação já recebeu as revistas O Globo do Premio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança edição 2012.

A  revista o globo é o instrumento que serve de orientação  aos educadores das escolas que vão realizar  o Premio.

O Premio das Crianças do Mundo é uma ação promovida pela  Organização Childrens Word da Suécia e tem  como objetivo  a luta por um mundo mais humano, onde os direitos da criança sejam respeitados por  todos.

Atualmente  o Premio tem a parceria de  57 mil 530 escolas Amigas Mundiais e conta com 27 milhões de alunos  da faixa etária de 10 a 18 anos incompletos, em 102 países do Mundo.

Em Santarém  o Premio das Crianças vem sendo realizado desde 2003 pelo projeto Rádio pela Educação em parceria com  a secretaria municipal  de Educação de Santarém – Semed.

A partir de 2005 a ação se estendeu também as escolas estaduais com o apoio da  Quinta Unidade Regional de Ensino –   5 ª URE.

O ponto alto do  Premio  é a Votação Mundial, momento em que as próprias crianças determinam quem será escolhido para receber o  Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança.

Durante a programação de preparativos que antecedem o dia da Votação as crianças junto com os educadores, das escolas parceiras, lêem a revista o Globo, conhecem a história de vida de cada pessoa indicada ao Premio  e ao mesmo tempo conhecem histórias  de crianças que sofreram  abuso e violência em outros países do Mundo.

 Além disso, as crianças aprendem sobre os direitos da criança e sobre a democracia tomando como referencia o processo de realização do Premio que vai desde a abertura até o momento da entrega da premiação que ocorre na Suécia.

Esta  semana a equipe de coordenação do projeto se reúne, na sexta feira, com representantes  da Semed e  da 5ª URE.

A reunião tem o objetivo de traçar o cronograma de programação das atividades a serem desenvolvidas  para realização da Conferencia  das Crianças do Mundo com a Imprensa e Votação Mundial que deverá ocorrer até o dia 15 de maio de 2012.

A entrega do Premio ocorrerá  no dia 23 de maio, em cerimônia   no Castelo de Gripsholm, na cidade de Mariefred,na Suécia.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais