24/01/2008

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL REALIZA EVENTOS PELO MUNDO

Ao contrário das edições anteriores, o Fórum Social Mundial 2008 não terá eventos centralizados, mas será composto por milhares de ações em todo o mundo, organizadas pelos próprios participantes.

Os atos públicos, sob coordenação dos movimentos sociais, ONGs e outros representantes da sociedade civil, ocorrerão no Dia de Mobilização e Ação Global, em 26 de janeiro.

A data, 26 de janeiro, foi escolhida como forma de manter o confronto com o Fórum Econômico Mundial, encontro da elite neoliberal que acontece sempre em janeiro em Davos (Suíça) para aprofundar a teoria e a prática da dominação do mundo pelo capital.

O Dia de Ação Global denunciará o genocídio das guerras e do capitalismo e promoverá o lema “um outro mundo é possível” que acompanha os fóruns desde a sua criação, em 2001.

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto ao encontro de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que pretendem levantar questões, debater idéias, formular propostas, compartilhar experiências e construir redes de articulação para uma ação concreta.
O Brasil vai ser representado por movimentos sociais, como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a UNE (União Nacional dos Estudantes).
O último Fórum Social Mundial, em 2007, foi realizado em Nairóbi, capital do Quênia.
Em 2009, o evento deve ser realizado em Belém (PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais