15/09/2008

POR DIA, SÃO 55 DENÚNCIAS CONTRA PAIS NO BRASIL

Conselhos tutelares receberam, até o dia 8 de setembro, 14 mil denúncias de maus-tratos contra crianças. Pais e mães são os que mais agridem, com 45% dos registros. Para especialistas, causa é a crença na "violência educativa”.


O caso dos meninos Igor Giovani (12) e João Vítor (13) mortos e esquartejados na sexta-feira (5/09), em Ribeirão Pires (Grande SP), é o retrato extremo de uma situação que, com variados graus de crueldade, repete-se diariamente em todo o país: a violência intrafamiliar.


Segundo o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência de 1º de janeiro a 8 de setembro deste ano foram registradas mais de 14 mil denúncias contra pais e mães que teriam cometido alguma violação dos direitos dos filhos – negligência, agressão, abuso sexual –, o que dá uma média de 55 casos por dia.



As denúncias contra pais e mães representam 45% dos cerca de 31 mil registros do Sistema no período, o que os deixa em primeiro lugar na lista de agressões. Os demais agressores citados nas denúncias são escolas, creches ou outro adulto responsável pela criança.



O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência divide os casos conforme o direito violado, tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente. Estudo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) de 2006 aponta que agressões e negligência são responsáveis por quase um quarto das mortes de crianças de 0 a 6 anos.
Fonte: Jornal A Folha de São Paulo
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais