12/12/2008

RÁDIO PELA EDUCAÇÃO: "UM RECURSO, ONDE NÃO HÁ RECURSO".


O projeto Rádio Pela educação surgiu em fevereiro de 1999, a partir de uma proposta apresentada pela Diocese de Santarém, ao Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. O projeto tem como meta contribuir para melhorar a qualidade da educação, bem como, a qualidade de vida de crianças e de adolescentes no ensino fundamental nos municípios onde o programa é desenvolvido.


O programa de rádio "Para Ouvir e Aprender" é a principal ação do projeto, veiculado na Rádio Rural de Santarém. Vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras nos horários de 7h30min às 8h00 e de 14h05min às 14h35min, sendo direcionado a alunos(as) de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.


Durante trinta minutos, o programa leva para a sala de aula informações sobre educomunicação, educação ambiental, direitos das crianças e dos adolescentes, que contemplam a realidade da Amazônia, a voz das crianças, dos adolescentes, dos professores e dos comunitários.


A partir do programa se tem um processo de educação, informação e intercâmbio de experiências na construção do conhecimento, bem como contribuir com novos conteúdos e métodos pedagógicos.
Hoje o projeto atua nos municípios de Santarém, Juruti e Monte Alegre, atendendo a 80 escolas e cerca de quatro mil alunos nos três municípios do Baixo Amazonas.


A professora Yaiala Ferreira de Miranda, da escola Sansão da Silva, da comunidade Igarapé do Anta, no planalto santareno, disse que optou pelo Projeto Rádio pela Educação porque trabalha numa área de difícil acesso, onde não se tem muitos recursos, e o projeto proporcionou nova dinâmica na educação do campo. "O Rádio Pela Educação é um recurso onde não há recurso. Porque nas escolas da área de planalto, nas áreas de difícil acesso, nós não dispomos de muitos recursos, principalmente para turmas pequenas. Então você precisa ter muitas idéias, precisa ter um aparato didático muito bom para chamar a atenção daquela criança, porque ela está lá longe de luz elétrica, longe de televisão, de DVD, longe de todos os recursos que hoje as escolas da zona urbana possuem. Então o Radio pela Educação, ele vem somar a essa realidade da criança, que vai poder escutar dentro da escola o Para Ouvir e Aprender", afirma a professora, que trabalha há dois anos com 22 alunos numa turma multiseriado.


O projeto realiza outras ações que ajudam no desenvolvimento de crianças e adolescentes da região. Uma das ações é a Rede de Repórteres Educativos que fazem reportagens sobre as atividades desenvolvidas em suas escolas e em suas comunidades, sendo agentes protagonistas de sua própria história. Atualmente são 15 crianças e adolescentes das escolas de Santarém, área urbana e planalto. A partir do próximo ano a Rede de Repórteres vai ser ampliada para os demais municípios que fazem parte do Projeto.


A Rede de Repórteres Educativos também influencia na profissionalização de adolescentes. Um dos primeiros repórteres da Rede foi o jovem Genildo Júnior, hoje repórter do setor de jornalismo da Rádio Rural de Santarém. Outro exemplo é a adolescente Keliane Tomé, que hoje apresenta o jornal informativo do programa. "É maravilhoso ser repórter educativo do Projeto Rádio Pela Educação, é algo sem explicação. Aqui eu aprendi ter menos medo de falar, aprendi a falar com o público, conheci pessoas novas e percebi que o rádio não é um bicho de sete cabeças", afirma a adolescente que sonha ser uma jornalista no futuro.


Em 2009, o Projeto Rádio Pela Educação comemora 10 anos de fundação. O III Encontro abre as comemorações desta iniciativa que vem dando certo na Amazônia.
Foto: Joelma Viana

MAIS COMENTÁRIOS

Oba!Oba! parece que este encontro vai ser mesmo animado! Persistência, fé e alegria para vocês um abraço carinhoso de Minas! (Christiane Sampaio)
Caros amigos do Rádio pela EducaçãoLamento não poder estar com vocês durante o encontro.Há dois anos já que estou trabalhando no Rio de de Janeiro, sempre peloUNCEF.O mês de dezembro é sempre um mês de muito trabalho e eu não poderia meafastar de minhas responsabilidades neste momento, para participar doevento.Não posso, contudo, deixar de manifestar a alegria que sinto sempre querecebo uma mensagem de vocês dando conta da continuidade desta iniciativatão interessante e importante.Os anos passam e o Rádio pela Educação continua a vibrar nos ares. Bom demais! Um forte abraço a todos! Jacques Schwarzstein UNICEF - Brasil

03/12/2008

NOVOS COMENTÁRIOS SOBRE O III ENCONTRO

Parabéns a toda a equipe do Projeto Radio pela Educação! Sintam-se orgulhosos pelo lindo trabalho que desenvolvem, pois já são referência na região pela excelência com que desenvolvem o projeto.
Abraços, Ida Pietricovsky de Oliveira - UNICEF Belém.

02/12/2008

COMENTÁRIOS SOBRE III ENCONTRO DO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO

Parabéns aos organizadores, aos educomunicadores adultos e jovens, a todos os que acreditam na educomunicação em nossa grande, bela e rica Amazônia! Estou acompanhando e torcendo pelo sucesso do encontro. Vamos introduzir a mensagem no site do NCE (www.usp.br/nce)
Prof. Ismar - Doutor em Educomunicação
A toda a equipe do Rádio pela Educação, desejo sucesso a todos vcs nesta iniciativa!! Para nós do Prêmio das Crianças do Mundo é um grande prazer atuar no Brasil em parceria com o Rádio pela Educação pelo compromisso, seriedade e empenho de vcs no trabalho de fortalecimento da voz de crianças e adolescentes da região da Amazônia. Estamos compartilhando as notícias sobre o terceiro encontro do Rádio pela Educação com a rede do Prêmio das Crianças do Mundo no Brasil e também com a central do programa na Suécia. Contem conosco sempre! Grande abraço.
Christiane Sampaio - Coordenadora no Brasil WCPRC - http://www.childrensworld.org/

III ENCONTRO DO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO COM APOIO DO CRIANÇA ESPERANÇA



O III Encontro do Rádio pela Educação é uma das ações do Projeto que recebe apoio do projeto Criança Esperança, Unesco/TV Globo, neste ano de 2008. O encontro tem como tema "A Escola que queremos: 10 anos educomunicando na Amazônia". A proposta é promover um espaço de troca de experiências educacionais que valorizem as expressões das crianças e adolescentes, além de proporcionar capacitação.


De quatro a seis de dezembro, os meninos e meninas serão divididos em dez oficinas, de comunicação para rede de repórteres educativos; rádio para comunicadores juvenis das escolas; produção de vídeo, internet, meta-reciclagem, educação ambiental, teatro, artes plásticas, cerâmica e jornal.

O Projeto Rádio pela Educação é desenvolvido em escolas municipais de Santarém, Juruti e Monte Alegre, municípios localizados na região do Baixo Amazonas, no Estado do Pará. São mais de 80 escolas, atendendo a cerca de quatro mil alunos. Do III Encontro do Rádio pela Educação vão participar cerca de 200 crianças e adolescentes, que vão representar suas escolas. As oficinas serão ministradas por parceiros do Rádio Pela Educação. A novidade neste ano são as oficinas para os professores de educomunicacão; contação de história e educação ambiental.

O III encontro do Rádio Pela Educação abre as comemorações dos 10 anos do Projeto na região, a ser comemorado em 2009. Também celebra os "60 anos do rádio em Santarém", destacando a importância deste meio de comunicação para o processo educacional na região Amazônica.


HISTÓRIA DOS ENCONTROS

1º Encontro: O primeiro encontro do Projeto Rádio Pela Educação aconteceu em outubro de 2004. Foram três dias com a participação de 120 crianças e adolescentes em oficinas de rádio, internet, vídeo, dança, teatro, fanzine, arte, cultura e educação ambiental, ministrada através de parcerias com organizações e projetos sociais. Houve a participação dos municípios de Santarém e Belterra.


2º Encontro: Na segunda edição, o Encontro do Rádio pela Educação teve como tema "A escola que Queremos com a Diversidade que temos". Realizado em outubro de 2006, o encontro contou com a participação de 150 alunos dos municípios de Santarém e Belterra. Um grupo de 15 professores também participou, integrando-se em duas oficinas do encontro: Educação Ambiental e Libras. Outras oficinas realizadas foram: internet, rádio, vídeo, teatro, dança, cerâmica, artes plásticas, artesanato e jornal.
FOTO: Arquivo do Projeto

01/12/2008

ASSESSORES DAS OFICINAS PARTICIPAM DO PROGRAMA PARA OUVIR E APRENDER



Durante essa últimas semanas, que antecedem o III Encontro do Projeto Rádio Pela Educação, o repórter Cesar Sousa e a repórter Ageíse Navarro estão realizando uma série de entrevistas com os assessores e assessoras responsáveis pelas oficinas que serão ministradas no III Encontro do Projeto Rádio Pela Educação.

As entrevistas estão sendo veiculadas nos programas Para Ouvir e Aprender em uma sessão especial sobre o Encontro. O programa vai ao ar as segundas, quartas e sextas em dois horários: 7h30 às 8h00 e das 14h05 às 14h35, através da Rádio Rural de Santarém.

São parceiros na realização das oficinas, o projeto Saúde e Alegria (vídeo); o projeto Puraqué de Inclusão Digital (internet e metareciclagem); o projeto Olho de Boto da UFPA (jornal); a Cia de Teatro Onphalus da UFPA (teatro); e a SEMED de Santarém, através dos projetos Arte na Escola da Gente (cerâmica e artes plásticas), Casinha de Leitura (contação de estória) e da Escola da Floresta (Educação Ambiental). As oficinas de Comunicação para Rede Repórteres Educativos, Rádio para Comunicadores Juvenis nas Escolas e Educomunicação estará sob a responsabilidade da equipe do projeto Rádio pela Educação.