10/01/2008

UFPA e DIOCESE DE SANTARÉM NAS ONDAS DO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO











A Universidade Federal do Pará/Campus de Santarém e a Diocese de Santarém assinam, nesta sexta-feira, dia 11, às 10h da manhã, no auditório Wilson Fonseca, um Termo de Parceria para Fortalecimento do Projeto Rádio pela Educação, desenvolvido através da Rádio Rural, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Santarém e de Belterra.



O objetivo da parceria é garantir a continuidade, a expansão e o sucesso do Projeto Rádio pela Educação, com a participação da Universidade, no aperfeiçoamento e/ou elaboração de metodologias de ensino/aprendizagem, assim como na definição de conteúdos programáticos a serem desenvolvidos nas escolas que participam do projeto, tendo o rádio como agente motivador do processo.

A parceria entre as duas instituições é também uma forma de unir e somar o conhecimento científico, através da pesquisa e extensão, a uma prática de educomunicação (Educação e Comunicação) que tem trazido bons resultados para o processo de ensino/aprendizagem nos municípios citados acima.


A primeira ação prevista na parceria é a produção da oitava edição do Guia Pedagógico, espécie de livro didático, utilizado pelos professores que trabalham com o rádio em sala de aula. Outras ações como a capacitação de acadêmicos e professores, criação de um núcleo de pesquisa em Educação e Comunicação estão previstas no Termo.


Na ocasião da cerimônia de lançamento da parceria com a UFPA, será anunciada a seleção do Rádio pela Educação como um dos quatro projetos do Estado do Pará a receber apoio do projeto Criança Esperança da TV Globo/Unesco, no ano de 2008.


Por atender aos critérios exigidos pelos realizadores do Criança Esperança, o Rádio pela Educação estará recebendo apoio para a capacitação de professores, para o fortalecimento da Rede de Repórteres Educativos e para o processo de expansão do Projeto para outros municípios da região.

Em quase nove anos de atividades, o Rádio pela Educação contribui para a valorização dos direitos da criança e do adolescente do Oeste do Pará, especialmente, no que se refere a uma Educação de qualidade.


O projeto fomenta a cidadania nas comunidades escolares envolvidas, através de um programa de rádio (Programa Para Ouvir e Aprender), ouvido por professores e alunos de 1ª a 4ª série, em sala de aula, em três dias alternados na semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância. Deixe seu recado e siga nas redes sociais