24/06/2008

ESTÁ NO AR, CRIANÇA ESPERANÇA 2008


Começou, dia 18 de junho a primeira fase do Criança Esperança 2008.
A Campanha, que completa 23 anos, já arrecadou mais de R$ 190 milhões e apoiou mais de 5 mil projetos sociais, o equivalente a mais de 3 milhões de crianças beneficiadas diretamente.


Os números impressionam, mas comparados à situação da infância e adolescência brasileira, demonstram que, apesar dos esforços e da colaboração de todos, muito ainda precisa ser realizado. É exatamente esta a abordagem da campanha que se inicia nesta quinta-feira, com o tema “Você pode ajudar a mudar esta história” e o slogan “Muito já foi feito, mas ainda há muito a se fazer”.


Nesta fase, serão veiculados filmes, spots de rádio e anúncios em revistas e jornais, mostrando que a doação ao Criança Esperança dá um novo futuro a milhares de crianças brasileiras, porque é aplicada em projetos sociais brasileiros que oferecem atividades fundamentais ao seu desenvolvimento, como a educação, a cultura e o esporte.


A primeira fase da campanha Criança Esperança vai até o dia 17 de julho. A segunda fase, de arrecadação de doações, acontecerá de 18 de julho a 16 de agosto. Os shows, que este ano serão realizados no Rio de Janeiro, acontecerão nos dias 2 e 3 de agosto.
Fonte: Site Criança Esperança

COMISSÃO DO SENADO DEBATE PROBLEMAS DE SUPERDOTADOS


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado promoveu hoje pela manhã, audiência pública, para debater os problemas enfrentados na educação de alunos superdotados, tanto por professores quanto pelos próprios estudantes com altas habilidades.

Na reunião foram avaliadas, também, propostas de políticas públicas com vistas ao incremento das potencialidades desses alunos.

O requerimento para a realização do debate é dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Paulo Duque (PMDB-RJ).Como resultado da audiência, a CE pretende elaborar um documento sobre o assunto, a ser distribuído às principais autoridades brasileiras nessa área.



Fonte: Site Nota 10
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

21/06/2008

PARABÉNS SANTARÉM

Santarém, a Pérola do Tapajós!
Completa amanhã, dia 22, 347 anos.
Para marcar a data estão sendo feitas diversas inaugurações de obras no Município.
Entre elas está a conclusão da Nova Etapa da Orla.



Além disso, o povo santareno recebeu de presente a presença da dupla César Menotti e Fabiano, num grande show ontem à noite, na Orla em frente à cidade.
Para a noite de hoje, 21, tem outro show agendado dessa vez quem vai fazer a festa é o Grupo NX-0.

Parabéns Santarém, nós te amamos!

Fotos: Site da Prefeitura Municipal de Santarém

20/06/2008

PROJETO DE LEI AMPLIA PODERES DE CONSELHOS TUTELARES


Entrou na agenda de votações da Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe a ampliação dos poderes dos Conselhos Tutelares.


De acordo com a medida, os órgãos poderão requisitar a inclusão de crianças e adolescentes em programas nas áreas de cultura, esportes e lazer.

As prerrogativas dos conselhos são fixadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente, eles podem requisitar ações nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.

Por exemplo, caberia a um conselho tutelar exigir proteção policial para um jovem ameaçado, cobrar a transferência de uma criança maltratada pelos pais para instituição de guarda ou determinar a internação hospitalar de um garoto enfermo.

Com a mudança, os conselhos poderão solicitar diretamente às autoridades a inclusão dos jovens em programas sociais culturais, ou seja, apelar para atividades em setores importantes não apenas para proteção em momento de crise, mas também para colaborar no processo de formação da criança e do adolescente.



Fonte: Agência Andi
Foto:Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

PESQUISA DIZ QUE ESCOLA NÃO SE PREOCUPA COM A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

Os estabelecimentos de ensino não se preocupam com a violência que abala a auto-estima, com as violências subjetivas.

A avaliação é do pesquisador Ronaldo Pontes, coordenador da pesquisa Relações Sociais e Violência nas Escolas, publicada em 2007.

A conclusão faz parte de um levantamento aplicado em 24 unidades de ensino da Região Metropolitana de Belém.

O estudo é mapeia a qualidade das relações e formas de violência, e envolveu não apenas alunos e professores, mas também pais e técnicos.Foram aplicados 1.760 questionários, além de entrevistas gravadas em vídeo.

Segundo Pontes, o resultado do estudo é muito preocupante, pois envolve questões de ordem física e psicológica. Isso porque nesses estabelecimentos de ensino, a agressividade se manifesta em forma de humilhação.

Para ele, as políticas educacionais e os governos não devem apenas priorizar a construção de escolas e a contratação de mais professores, mas também preparar melhor os profissionais e trabalhar o contexto de dentro e fora das unidades de ensino.

A pesquisa integra o Observatório da Violência, projeto de extensão da Unama, desenvolvido em parceria com a Unesco.

Fonte: Agência Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

19/06/2008

ÍNDICE DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO BRASIL AINDA É PREOCUPANTE


A situação de racismo no Brasil – com destaque para a presença da discriminação em comportamentos cotidianos – ainda é preocupante.

A avaliação é do representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Vincent Defourny.

Durante a abertura da Conferência Regional das Américas para a revisão da 1ª Conferência Mundial contra o Racismo, ontem em Brasília, Defourny ressaltou alguns avanços brasileiros, como a implementação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da cultura e da história africanas na rede pública de ensino.

Ele alerta, entretanto, para a necessidade de se ampliar as políticas públicas voltadas para a erradicação da discriminação racial. Já Marie Pierre Pourier, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, lembra que o País é uma nação que busca ser "de todos", mas que a análise de indicadores sociais mostra uma situação de desigualdade racial. A mortalidade infantil em crianças brancas, segundo ela, é consideravelmente menor do que a registrada em crianças negras.

Além disso, o acesso de crianças e adolescentes à escola, mesmo já alcançando 98% da população, é complicado: dos 660 mil alunos brasileiros fora da sala de aula, 450 mil são afrodescendentes.
Fonte:
Fonte: Agência Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

18/06/2008

CPI DA PEDOFILIA PROPÕE MUDANÇAS NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, instalada pelo Senado, apresentou hoje (17) o primeiro projeto de lei que propõe alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A lei deverá ampliar os tipos de situações consideradas criminosas e a pena para quem comete crimes de pedofilia na internet.

Situações que antes não eram previstas, como o armazenamento de fotos, o financiamento da produção e o aliciamento de crianças e adolescentes por meio da rede mundial de computadores, vão ser incluídas na lei. As penas somadas podem chegar a 40 anos de prisão.

Outros crimes que já eram previstos, como divulgar fotos de sexo ou pornografia com crianças, tiveram as penas aumentadas. Ele faz parte do grupo de trabalho, formado por promotores, procuradores e delegados federais, que está assessorando a CPI da Pedofilia.


A nova lei também prevê a proteção a ONGs, servidores públicos no exercício de suas funções e provedores de internet que mantêm arquivos de conteúdo pedófilo para fins de investigação.





Fonte: Jornal Diário do Pará
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

LEI VAI ASSEGURAR ENSINO PÚBLICO PERTO DE CASA PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 4 ANOS


Toda criança a partir dos 4 anos terá direito à vaga em escola pública perto de casa. É o que afirma a lei 11.700, de autoria do Senador Cristovam Buarque (PDF), sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada ontem (16) no Diário Oficial da União.


A determinação passará a valer a partir de janeiro de 2009 e atinge tanto a educação infantil quanto o ensino fundamental. “O presidente Lula mostrou sensibilidade com a matéria, visto que, apesar de não estar previsto no texto, haverá necessidade de construção de mais colégios para que todos possam matricular os filhos em instituições de ensino próximas de casa" – declarou o senador.


Fonte: Agência Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação



Fonte: Agencia Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

PROJETO CRIANÇA ESPERANCA - INFORMAÇÕES

MÚSICA E TECNOLOGIA
O Instituto Eletrocooperativa utiliza uma metodologia baseada no “aprender fazendo”. Os alunos que freqüentam os cursos de Teoria Musical e Produção Musical têm a tecnologia digital à sua disposição para criar e produzir música no computador. Com o acesso livre à informação, à pesquisa, ao compartilhamento de conhecimento e às ferramentas da Internet colaborativa, o resultado da equação Música + Tecnologia vai além da inclusão digital, promovendo o desenvolvimento do ser cidadão, gerador de idéias originais e criativas.
Com o apoio do Criança Esperança, 100 jovens de 16 a 24 anos estão sendo capacitados até o início de 2009, criando alternativas para ingresso no mercado de trabalho, com maior consciência das possibilidades tecnológicas para a arte e a cultura, através da música.
ARGENTINO ENSINA RITMOS LATINOS

Os vinte alunos da oficina de percussão do ECE-BH estão tendo novas experiências musicais. Desde o início de maio, o músico argentino Rodrigo Dias está ensinando aos jovens ritmos latinos, como Marcha Camión, Saya e Malambo. Para Cid Junior, 16 anos, de todos os ritmos, o que ele mais gostou foi a Marcha Camión. “É bem diferente e legal de tocar. Além disso, as aulas estão sendo ótimas. O Rodrigo é mais agitado que a gente, muito divertido!”, afirma. Os jovens conheceram o músico argentino em uma apresentação no Congresso de Comunicação da PUC Minas em abril. As aulas com o argentino vão até o final de junho.

DIA DO MEIO AMBIENTE NA BRASILÂNDIA
A Campanha Lixo Legal é uma iniciativa do ECE-SP que tem como objetivo realizar ações de conscientização sobre lixo, reciclagem e meio ambiente para a comunidade da Brasilândia. Desta vez, a proposta marcou o Dia do Meio Ambiente, 5 de junho. Os moradores participaram de duas oficinas de reciclagem: em uma delas, aprenderam a fazer sabão com óleo de cozinha usado e na outra, garrafas pet transformaram-se em objetos decorativos. Tudo em nome da economia e da conservação do meio ambiente.

ANGOLANOS VISITAM ECE-RJ

Nesta sexta, 6 de junho, o Espaço Criança Esperança Cantagalo, Pavão/Pavãozinho recebeu uma delegação de angolanos técnicos da ONG DW, de origem canadense, que atua em Angola desde 1981. Motivados pelo que acompanham na TV Globo Internacional sobre o Criança Esperança, aproveitaram uma visita na comunidade para conhecer o ECE-RJ. Os técnicos de Luanda mostraram-se interessados na estratégia de colocação de jovens no mercado de trabalho, e observaram o exemplo do Centro de Capacitação e do Balcão de Oportunidade.



Fonte: Site Projeto Criança Esperança

16/06/2008

ESTUDO DIZ QUE FUGA É A GRANDE CAUSA DE DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Estudo feito pelo projeto Caminho de Volta, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostra que as fugas são a principal causa do desaparecimento de crianças e adolescentes.


Dos 302 sumiços analisados com base em boletins de ocorrência e em entrevistas com familiares, cerca de 73,2% foram causados por esse motivo.


Do total de desaparecidos, 173 (57,3%) voltaram para casa ou foram localizados. Sete estavam mortos. Em entrevista, as 84 meninas e meninos contaram por que fugiram: 33% por conflitos familiares e 25% porque queriam viver uma aventura.Em menor escala, 10,7% declararam terem sido vítimas de violência em casa e 4,8% de abuso sexual.

A maioria dos entrevistados é reincidente - há quem tenha fugido 23 vezes.


Fonte: Agência Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

14/06/2008

PARÁ VAI PRIORIZAR INVESTIMENTOS NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

A Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes) vai priorizar mais recursos para o fortalecimento do controle social e a implementação de Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

O objetivo é erradicar o trabalho infantil do Pará.

Segundo um levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Estado concentra 51% das crianças e adolescentes ocupados na Região Norte, apesar de ter reduzido, no ano passado, em 14% o número de casos registrados.

As políticas públicas para a erradicação do trabalho infantil foram debatidas ontem, no Seminário 'Educação: Resposta Certa contra o Trabalho Infantil', alusivo ao Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil (12 de junho).

Promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o evento reuniu representantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalho do Adolescente, do qual a Sedes faz parte, e de 11 municípios (Abaetetuba, Belém, Benevides, Bragança, Marabá, Paragominas, Ourém, Santa Bárba ra, Santo Antônio do Tauá, Santarém e Salvaterra).

Os Creas oferecem às famílias o acesso a programas sociais públicos, como o Programa Bolsa Família que, em abril, beneficiou mais de 530 mil famílias paraenses. Nesses centros, as ações são preventivas. Já os Creas agem em situações de risco, quando as famílias e/ou os indivíduos estão ameaçadas de perder o vínculo familiar e comunitário.

No Brasil, as principais causas que mantêm crianças e adolescente s trabalhando são a baixa renda familiar, a indiferença social em relação a essa realidade e a popularização do mito de que o trabalho precoce é instrumento de educação.
Fonte: Agência Pará
Fotos: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

13/06/2008

ABERTO PRAZO PARA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO


Na última segunda – feira começou e vai se estender até o dia 22 a escolha do livro didático de 2009 para o ensino médio.

Nesse período, professores da rede pública de todo o país podem optar pelos livros de língua portuguesa, matemática, biologia, física e geografia.

O Catálogo do Pnlem de 2009 contém um resumo de todos as obras disponíveis para escolha e apresenta resenha e estrutura de cada uma, com análise crítica dos aspectos conceituais, metodológicos e éticos. Sugere ainda caminhos para práticas em sala de aula.

Enviado por correio a todas as escolas, o catálogo também pode ser consultado na página do FNDE, o que reforça o caráter democrático da escolha do livro.


Fonte: Site do Mec
Fotos: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação


DECRETO DEFINE ATIVIDADES QUE COLOCAM EM RISCO A VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem, em Brasília, o decreto definindo 113 atividades econômicas legais e ilegais que põem em risco a saúde, a segurança e a moral de crianças e adolescentes.


A partir de agora, assim como o trabalho escravo, a exploração sexual e o tráfico de drogas, o trabalho doméstico também é caracterizado como uma das piores formas de exploração infantil.

A lista inclui ainda plantio de tomate e de fumo, serviços em padarias, bares e clubes e o tráfico de drogas, entre outros.

Na ocasião, o presidente pediu aos empresários que não contratem crianças e adolescentes e fez um apelo aos pais para se esforçarem contra o trabalho infantil e a pedofilia.


Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o decreto facilita a atuação de fiscais do trabalho, pois os serviços de crianças e adolescentes não estão tipificados como crime no País.

Fonte: Agência Andi
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

12/06/2008

ESCOLA BOAVENTURA QUEIROZ RECEBE GUIA PEDAGÓGIGO

Membros da Equipe Técnica do Projeto Rádio pela Educação foram ontem à escola Municipal Boaventura Queiroz, na comunidade de São Brás, região do Eixo Forte, para entregar o Guia Pedagógico aos professores que acompanham o Programa Para Ouvir e Aprender.


Na chegada, a recepção da equipe foi feita pela diretora da escola, professora Maria Dinair e pelos demais funcionários.


Além de entregar o Guia, os repórteres do Projeto aproveitaram para gravar entrevistas com alunos e professores.


A escola Boaventura é um pólo que tem mais 13 escolas anexas, de comunidades próximas. A entrega do Guia Pedagógico foi feita aos professores e professoras, que estavam na escola para a reunião de avaliação da Provinha Brasil.



O repórter Cesar Sousa, em nome da equipe, fez a apresentação do Guia Pedagógico aos educadores que receberam o material com bastante entusiasmo e curiosidade.


Localizada às margens da rodovia estadual Everaldo Martins, estrada de Alter do Chão, a escola Municipal Boaventura Queiroz se destaca pelas diversas ações realizadas na comunidade escolar, entre elas o trabalho em prol da conservação e preservação do meio ambiente.



Informe e Fotos: Projeto Rádio Pela Educação

11/06/2008

PARÁ TEM REDUÇÃO EM ÍNDICE DE TRABALHO INFANTIL

O Pará aponta, no período de 2005 e 2006, a redução de 14% do trabalho infantil no Estado.

Os dados foram divulgados por um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e de Estudos Socioeconômico do Pará (Dieese-PA).

A queda foi de 314.565 para 268.597 crianças ocupadas.

De acordo com a secretaria estadual de Assistência e Desenvolvimento Social a redução é atribuída a um conjunto de políticas públicas voltado para o atendimento da famíliacom destaque para os programas de transferência de renda, como o “Bolsa Família”.

Outro fator que contribuiu foi a estruturação das redes municipais de atendimento e encaminhamento para os programas sociais, a partir da criação dos centros de Referência em Assistência Social.

Fonte: Site Unama de Comunicação
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

10/06/2008

OLIMPÍADA DE PORTUGUÊS TEM GRANDE PARTICIPAÇÃO DOS MUNÍCIPIOS


Dos 5.564 municípios brasileiros, 5.445 têm pelo menos uma escola inscrita na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

A olimpíada é uma forma de estimular a leitura e aprimorar o ensino da escrita em escolas públicas.

Todos os estados e o Distrito Federal assinaram o termo de adesão. Este ano, são 55.570 escolas, 6.068.400 alunos (estimativa de 30 alunos por classe) e 202.280 professores participantes.
Os números mostram que foi atingida a meta proposta pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

A partir de agora, as escolas inscritas começam a aplicar em sala de aula as diretrizes dos cadernos de orientação pedagógica, por meio de oficinas de texto. A intenção é desenvolver a prática dos estudantes nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião.

A seleção dos textos vencedores da olimpíada ocorrerá em etapas. Na primeira, representantes dos pais, professores e da comunidade vão escolher até 134 mil textos.

Na segunda, especialistas em língua portuguesa e representantes das secretarias de Educação, universidades e comunidade indicarão os 25 mil melhores trabalhos.

Em seguida, serão definidos os 500 semifinalistas, que seguem para a etapa regional, de onde sairão os 150 textos que concorrerão à final.

A última etapa será o encontro dos finalistas, em Brasília. Na capital, serão apontados os 15 vencedores.



Fonte: Site do Mec
Fotos: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

06/06/2008

JURUTI REALIZA PRIMEIRA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


A Secretaria Municipal de Educação de Juruti promove no período de 14 a 16 de julho a Primeira Conferência Municipal de Educação.

O local será o Salão Dom Bosco. A conferência tem como tema "Educação pública: democrática e inclusiva".

Para chegar nesse momento, várias etapas foram realizadas, como as pré-conferências na cidade e em várias regiões do município.

A Semed também encaminhou à Câmara Municipal um anteprojeto de lei que cria o Conselho Municipal de Educação e define o Sistema Municipal de Ensino de Juruti, assuntos que serão debatidos na conferência.

Segundo a secretária municipal de educação, professora Heriana Santos, devem participar da conferência representantes da sociedade civil organizada; representantes de órgãos municipais, estaduais e federais existentes em Juruti e demais pessoas interessadas em discutir as políticas de educação para o município.
Fonte: Jornal Informativo Programa Para Ouvir e Aprender
Foto: Isabel Cristina

HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO TEMAS DE CAPACITAÇÃO


A Coordenação de Educação e Diversidade Étnico-Racial está realizando a formação continuada sobre História e Cultura da África e Afro-brasileira na educação básica.

A formação acontece em cinco escolas da região urbana: Ecila Nobre no bairro da Conquista; Irmã Leodgard no bairro do Uruará; Maria Amália no bairro do Mapiri; Pérola do Maicá no bairro do Maicá e Princesa Isabel no bairro da Nova República.

Estas escolas foram definidas em reunião com a organização do movimento negro urbano, tomando como estratégia os distritos da região urbana, estabelecidos pelo Plano Diretor Municipal.

A formação ocorre em quatro módulos, com uma carga horária total de 120h. Nos meses de maio e junho acontece a formação do segundo módulo.

Nos meses de agosto e novembro, acontecerão os dois últimos módulos.




Fonte: Jornal Informativo Programa Para Ouvir e Aprender
Foto: Arquivo Projeto Rádio Pela Educação

MONTE ALEGRE REALIZA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


A Secretaria Municipal de Educação de Monte Alegre realiza a Semana do Meio Ambiente nas escolas da rede municipal.

O objetivo é Desenvolver atividades educativas durante esta semana, com a finalidade de despertar na comunidade escolar e em geral o interesse pelos temas relacionados ao meio ambiente, mostrando a importância da limpeza e conservação do espaço em que se vive, desde as ruas, bairros, escolas e casas.

De 02 a 05 de junho foram realizadas diversas atividades onde cada escola desenvolveu ações específicas internamente.


Para encerrar a programação houve a culminância das atividades previstas para este período, com distribuição de mudas, panfletos educativos enfocando os temas propostos, além de orientações feitas pelos alunos.
Fonte: Jornal Informativo Programa Para Ouvir e Aprender
Foto: Site Monte Alegre. v10 (Por Pedro Henrique)

SANTARÉM INAUGURA ESCOLA DA FLORESTA


Com a presença de autoridades e muita festa, foi inaugurada, na última segunda-feira, dia 02, a Escola da Floresta – uma experiência inovadora na Educação Ambiental, em Santarém.


A escola que está localizada na comunidade Caranazal, próximo a Alter do Chão, tem a coordenação da professora Clarisse Rabelo.




O espaço, além de proporcionar um belo encontro com a natureza, é uma inovação nas ações da educação ambiental porque vai além dos muros da escola, das discussões teóricas, dos trabalhos de aula.

No espaço serão atendidas escolas da rede municipal de ensino, oferecendo atividades diversificadas para os alunos que terão contato com casa de farinha, casa de seringueiro, viveiro de peixe, marcenaria, canteiros, mudas de plantas, trilhas na área da escola, além de uma visão privilegiada do Lago da Recordação.



Um dos espaços de destaque na Escola da Floresta é o Memorial Chico Mendes que apresenta fotos, livros, artigos sobre a história do seringueiro que deixou seu nome registrado na história pelo trabalho em defesa da Amazônia.





Fonte: Jornal Informativo Programa Para Ouvir e Aprender
Fotos: Site da Prefeitura Municipal de Santarém

03/06/2008

INFORMAÇÕES PROJETO CRIANÇA ESPERANÇA

ENTERJOVEM CAPACITA JOVENS
A comunidade da Ilha de Deus, em Recife, recebeu no dia 7 de maio, a visita da Cônsul dos Estados Unidos Diana Page, do secretário adjunto da Secretaria Especial de Juventude e Emprego e da representante da USAID – Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Gabriela Goulart.

A visita marcou o início das novas turmas que entraram em sala de aula no início do mês de maio. Quarenta jovens serão capacitados, sendo 20 com aulas pela manhã e 20 com aulas à tarde. O programa tem duração de cinco meses, terminando no final de agosto, quando o jovem estiver pronto para ser inserido no mercado de trabalho.

O Instituto Empreender atende a cerca de 2.400 jovens em ações voltadas para a capacitação profissional. O instituto tem sede em Brasília-DF, mas atua no nordeste nas cidades de Recife-PE, Salvador-BA, Fortaleza-CE e Natal-RN.


Com o apoio do Criança Esperança, o projeto quer ampliar o banco de oportunidades do projeto, conseguindo maior adesão das empresas e ampliando as chances de inserção dos jovens no mercado de trabalho, além de desenvolver aulas de empreendedorismo online.



PERCUSSÃO AGITA AÇÃO GLOBAL

No dia 17 de maio, cerca de 15 jovens da oficina de percussão do Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte participaram da Ação Global em Contagem, MG.

O evento, promovido pela Rede Globo em parceria com o Sesi, proporcionou à população diversos serviços, desde a emissão de documentos até corte de cabelo.


O grupo de percussão do ECE participou de um dia em prol da cidadania, onde puderam entender e valorizar a importância do voluntariado.




ECE–SP REALIZA AÇÕES NA BRASILÂNDIA

Difundir a metodologia do Espaço Criança Esperança São Paulo na comunidade é uma das metas da área pedagógica. Para isso, na última semana, 19 a 23 de maio, os educadores de grafite, capoeira e dança realizaram oficinas em duas escolas da região, durante a Semana de Atividades nas Escolas, organizada pela área da Saúde da comunidade.

Cerca de 80 crianças e jovens foram atendidos. Nesta mesma perspectiva, outra escola da região realiza um concurso de desenho, em que 16 jovens - a partir dos 13 anos - participam de seis workshops que serão finalizados com a produção de um mural sobre a identidade da comunidade, difundindo o grafite como atividade educativa.

Já em outra Escola, a multiplicação acontecerá com atividades na área de esportes, grafite e do núcleo de juventude. No total, 55 adolescentes e jovens serão atendidos.


Fonte: Site Criança Esperança